sábado, 15 de maio de 2010

VANGUARDAS EUROPÉIAS - LITERATURA BRASILEIRA

PESQUISE OS ARTISTAS QUE SOFRERAM INFLUÊNCIAS DAS VANGUARDAS, E COMO ESTAS INFLUÊNCIAS SE DEU NAS SUAS OBRAS. JUSTIFIQUE EXEMPLIFICANDO:
Assista ao video:
www.youtube.com/watch?v=GcNLrF2VNXs

http://www.youtube.com/watch?v=GcNLrF2VNXs

27 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Isso ai Ana põe esse povo pra estudarrr..rsrsrrssrs

xodadesss!!!!

Unknown disse...

Ana isso aí é o trabalho do 4 ano ?sobre vanguarda.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá ANa.. de volta as aulas e vcs pegando no nosso pé kkkk ..

olha to aki ainda estudando pra colcar certinho ai... e sei que vc vai pensar com carinho quando colocar a nossa notinha kk... forte abç...

ALLAN REZENDE

Unknown disse...

Olá !! aqui vai o nosso tabalho, muito interessante pois, conhecemos coisas que não.. aI vaI..>
O desenvolvimento das vanguardas européias do Século 20 está intimamente relacionado com os artistas da geração anterior, que abriram caminho para as gerações seguintes.
Artistas do final do século tiveram influência espantosa sobre a arte moderna. Georges Seraut (1859 -1891), apesar de ter morrido prematuramente, também é considerado um dos grandes precursores da arte moderna, dando expressão artística à mentalidade científica de sua época, incorporando, por exemplo, estudos de ótica e cor às suas concepções artísticas e adicionando a eles suas refinadas descobertas estéticas.
Importante pontuar que essas influências, às vezes, manifestaram-se pela negação de algum aspecto do trabalho do artista ou mesmo pela compreensão limitada ou desvirtuada de sua obra.
O Século 20, sem dúvida, foi uma época de profundas transformações em todas as esferas da experiência humana e os artistas não podiam manter-se alheios a essas mudanças, o que em parte justifica a profusão de movimentos e ideais artísticos que nele surgiram.

Unknown disse...

os componentes que fizeram comigo.. ALLAN REZENDE, VINICIUS CARDOSO E ROMILDO.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ivonilson disse...

Olá Ana O que foi a vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo. Com essa manifestação, sugirão, na Europa no inicio do sec XX, vários movimentos artísticos os mais importantes são:Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo.Cubismo:O Cubismo surge com o pintor francês Paul Cézanne que introduziu em suas obras adistorção nas formas e os formatos bidimensionais.Mas é em 1907, que o Cubismo é retratado com maior ênfase nas pinturas do principal representante deste movimento: Pablo Picasso, ao lado de Georges Braque.
A visão cubista tem a função de ilustrar na arte a decomposição, fragmentação e recomposição da realidade através das estruturas geométricas.

Futurismo: Criado por Filippo Tommaso Marinette, em 1909.
As idéias futuristas chegaram ao Brasil através do escritor Oswald de Andrade em sua viagem à EuropaOswald é, portanto, o escritor responsável pela introdução do ideário futurista no Brasil, porém, com uma denotação mais suave do que o original europeu.
Expressionismo: Foi criado em 1910, o mais conhecido representante na pintura, é Edvard Munch. Kasimir Edschmid pela literatura.
Dadaísmo: Surgiu em 1916, por Tristan Tzara.
Surrealismo: O primeiro manifesto foi assinado por André Breton e datado de 1924.
Alguns artitas Portugueses e Brasileiros que foram influenciados pelas vanguardas.
Brasileiros importantes que forão influenciados pela vanguarda forão:Mário de Andrade,Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, Juó Bananére.
Já os portugueses forão:Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Luís de Montalvor, José de Almeida-Negreiros.
Foi um grande desenvolvimento que ocorreu é grandes movimentos culturais .

Unknown disse...

Camila, Ilze Isabel e Rebeca 4º B


Cubismo: Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas : Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti
Futurismo: No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti e seu Manifesta Futurista. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.
Expressionismo: No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti e seu Manifesta Futurista. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.
Surrealismo: As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.
A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção.
Dadaísmo: No Brasil o Dadaísmo tem referência através do escritor Mário de Andrade em seu livro Paulicéia desvairada, no qual há um poema chamado “Ode ao burguês”. Já no prefácio do livro, o autor recomenda que só deveriam ler o referido poema os leitores que soubessem urrar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O desenvolvimento das vanguardas européias do Século 20 está relacionado com os artistas da geração anterior, que abriram caminho para as gerações seguintes.
Como exemplo temos:
Georges Seraut (1859 -1891), apesar de ter morrido prematuramente, também é considerado um dos grandes precursores da arte moderna, dando expressão artística à mentalidade científica de sua época, incorporando, por exemplo, estudos de ótica e cor às suas concepções artísticas e adicionando a eles suas refinadas descobertas estéticas.
Importante pontuar que essas influências, às vezes, manifestaram-se pela negação de algum aspecto do trabalho do artista ou mesmo pela compreensão limitada ou desvirtuada de sua obra.
Dos artistas brasileiros destacamos:
Tarsila do Amaral - (1886 - 1973) Apesar de não ter exposto na Semana de 22, colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras indicadoras de novos rumos. Em 1923, a artista voltou à Europa, passou pela influência impressionista e, a seguir, encontrou o cubismo. Nessa fase, ligou-se a importantes artistas do modernismo europeu, tais como Fernand Léger, Picasso, De Chirico e Brancussi, entre outros. Em 1928, deu início a uma fase chamada Antropofágica. A ela pertence a tela Abaporu cujo nome, segundo a artista é de origem indígena e significa "Antropófago". Também usou de temática social nos seus quadros como na tela Operários.
Rego Monteiro - (1899-1970) Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros dentro do acervo de alguns importantes museus.
Dentre outros como: Mário de Andrade,Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, Juó Bananére.
Abraços Ana.
Componentes:Sillas TAylon.4°B
Tiago Francisco.4°B
Joserlan Suzarte.4°B

vaneiza disse...

O futurismo, o dadaísmo, o expressionismo, o cubismo e o surrealismo contribuíram para uma inovação na obra de arte brasileira.
No livro correspondências Mário de Andrade e Manuel Bandeira, os missivistas comentaram as estratégias de divulgação do modernismo. Discutem poemas, assumem posições críticas e expõem suas atitudes, que para a época foram inéditas. Essas atitudes foram para um público que estavam acostumados com uma arte sempre “igual”.
Apesar de não ter assumido a influência das vanguardas, Mário de Andrade admite ser “tocado” por elas.
Os futuristas lutaram pela concepção das “palavras em liberdade”, queriam destruir a sintaxe habitual. Mário de Andrade utilizou essas mesmas técnicas futuristas no poema “ode ao burguês”. Além disso o poeta teve a intenção de criticar a burguesia através dessas inovações.
No Brasil não houve essa denominação futurista, mas observa-se que Mário de Andrade recebeu “ ideias”, de tal movimento.
Oswald de Andrade se aproximou em sua poesia pau-brasil, das tendências do cubismo. Ele usou recorte recorte e colagem. Além disso ele utilizou a técnica do dadaísmo quando utilizou uma forma de linguagem pronta e não criativa, técnica chamada de ready made. Parte das ideias de Oswald de Andrade provém de uma mistura de futurismo e dadaísmo.
Muitos pintores também tiveram influência das vanguardas, sobretudo do cubismo,pode-se citar como exemplo: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
Já Augusto dos anjos aproximou- se em muitos aspectos do expressionismo.
.Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.
Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo com a obra Eu Vi o Mundo. As esculturas de Maria Martins também apresentavam traços surrealistas.
Portanto pode se apontar a grande relação entre a nossa vanguarda com a vanguarda Europa.

Sueli Santos, Vaneiza oliveira e Laís Brandão

Mikaelle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bem no inicio do século XX na Europa pode se perceber que estava se iniciando um novo movimento, o modernismo que trazia vários tipos de movimentos com diversos tipos de artistas movimentos esses como Futurismo, Surrealismo, Cubismo, Dadaísmo entre outros movimentos que desenvolviam conceitos novos, avançados, especialmente nas artes.
Futurismo: Criado por Filippo Tommaso Marinette, em 1909.
As idéias futuristas chegaram ao Brasil através do escritor Oswald de Andrade em sua viagem à Europa Oswald é, portanto, o escritor responsável pela introdução do ideário futurista no Brasil, porém, com uma denotação mais suave do que o original europeu.
Surrealismo: O primeiro manifesto foi assinado por André Breton e datado de 1924.
Alguns artistas Portugueses e Brasileiros que foram influenciados pelas vanguardas.
Brasileiros importantes que foram influenciados pela vanguarda foram: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, Juó Bananére.
Já os portugueses foram: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Luís de Montalvor, José de Almeida - Negreiros.
Foi um grande desenvolvimento que ocorreu é grandes movimentos culturais
Cubismo: Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti
Dadaísmo: Surgiu em 1916, por Tristan Tzar.
Brasileiros importantes que foram influenciados pela vanguarda foram: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, Juó Bananére.

alunos:elder murilo, Danielton ,Mailson

Mikaelle disse...

Podemos dizer que a partir do Século XX, vários artistas brasileiros inquietos com a situação do nosso cenário artístico, iam para parais passar temporadas, e com isso, traziam as informações dos movimentos de vanguarda que ferviam pela Europa. Essas manifestações não foram por aqui muito bem recebidas, gerando impactos, principalmente perante a elite paulista, o que de alguma forma serviu para chamar a atenção e propor debates e a difusão dessas novas idéias.
Aqui no Brasil podemos citar Mario de Andrade, como um dos artistas que sofreu influências do futurismo, em obras do mesmo empregou e criou expressões com dois substantivos, onde a lógica não fica clara e se usou disso bastante para realizar criticas a burguesia: ‘Burguês-níquel’. Ainda assim não podemos dizer que poetas como Mario de Andrade eram ‘futuristas’, apenas recebeu e aderiu a idéias do movimento. Anita Malfatti Junto a Mario de Andrade. Tiveram contato com o movimento em viagens para Europa, em 1912. No Brasil essa influencia ficou notável com a semana de arte moderna em 1922.
No cubismo podemos citar Oswald de Andrade, que usou recortes, colagem e poemas piadas, em sua poesia ‘pau-brasil’. Aqui no Brasil ele ganhou destaque e adeptos após a semana de arte moderna em 1922. Pintores como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, também foram influenciados, mas não totalmente cubistas.
Augustos dos Anjos se aproximou de aspectos do expressionismo, pois apresentava certo clima de agonia Universal, de dor, lamento, de apreensão pela realidade e outras características do expressionismo. Candido Portinari é outro pintor que podemos citar como influente no expressionismo no Brasil, juntamente a artistas como: Anita Malfatti, LazarSegall, Osvaldo Goeldi e o dramaturgo Nelson Rodrigues
O dadaísmo também floresceu no Brasil, com referencia através do escritor Mario de Andrade e sua Obra ‘Ode ao Burguês’ e foi utilizado por Oswaldo de Andrade, utilizando uma forma de linguagem pronta, não criativa e chamada de ready-made.
Tarsila do Amaral revela influencias, traços e idéias do surrealismo, em suas pinturas, principalmente na obra ‘abaporu’. No Brasil o Surrealismo foi absorvido entre as décadas de 1920 e 1930.
Para sabermos a grande relação da nossa vanguarda com a Européia, basta lermos os seus manifestos, para percebemos os pontos de contato entre os dois movimentos, e suas influencias. A semana de Arte Moderna em 1922 foi o principal veículo para a propagação e divulgação dessas novas idéias.


( Mikaelle Santos, Márcia Santana e Patrícia de Oliveira | 4° ano A )

Unknown disse...

*Jozy Elma
*Joseane
*Daiane
*Jaciara 4ºano A

As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo.


O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reune artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

Dadaismo:A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX

Todos esses temas citados deram a sua contribuição para uma nova inovação na nossa arte brasileira, Os movimentos culturais desse período, responsáveis por uma série de manifestos, são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, chamados de vanguardas européias.

Unknown disse...

As vanguardas européias são movimentos que teve ínicio na europa no século xx.As transformações pela qual a europa vinha passando ,como os avanços tecnólogicos fez com que na virada do nosso século houvesse uma modificação de pensamentos
e da maneira do homem ver a realidade ,em meio a essas transformações surgem as vanguardas européias que são manivestações artisticas como: o futurismo,expressionismo ,dadaísmo,surralismo.
O futurismo foi o primeiro movimento da vanguarada européia.O futurismo se divide em três fases tendo como a primeira a definção de que o verso livre é definido,a segunda fase foi a "imaginação sem fios é valorizada" e a terceira é quando se vincula ao facismo e ao nazismo de Hitler.
O expessionismo se apresentou na Alemanha com vigor com o modo de contradizer a arte imperessionista e expressar a realidade um percusor do expressionismo foi Edvard Munch que pintou um quadro que tinha como título"o grito"onde é expressado medo, dor e angústia.As pinturas de Van Gogh também foram precusoras deste movimento pelo fato do artísta percerber a realidade.
Dadaísmo foi o movimento da vanguardas mais radical do ínicio do século pelo fato do seu caráter de negação ,surgiu em meio a gurra e é considerado a radicalização de três vanguardas anteriores o futurismo,expressionismo e o cubismo.
Os artistas desse período era contra a burguesia a intenção dessa vangurada era destruir valores ,eles tem como característica a agressividade ,desordem das palavras etc .
Surrealismo foi o últmo dos movimentos das vangardas ,surgiu em Paris quando André Breton lançou o manifesto do surrealismo .o surralismo tem semelhanças com o dadaísmoe explora a arte como inconsciente e que nas tecnicas da escrita consiste em escrever sem pensar .
No Brasil destaca-se grupos com o pau-Brasil e o movimento antropófogo ,o primeiro próximo do cubísmo e o dadaísmo e o segundo próximo do surrealismo ambos com a mesma origem primitivista.

Carlos André
Jaciara
Joseane
4A

Ronald disse...

Destaca-se, em particular, Paul Cézanne e sua obsessão em imprimir objetividade à forma de encarar o mundo. Pode ser considerado o verdadeiro exemplo para a arte moderna, exercendo alguma influência em todos os movimentos e artistas de projeção do século XX.

Georges Seraut (1859 -1891), apesar de ter morrido prematuramente, também é considerado um dos grandes precursores da arte moderna, dando expressão artística à mentalidade científica de sua época, incorporando, por exemplo, estudos de ótica e cor às suas concepções artísticas e adicionando a eles suas refinadas descobertas estéticas. SEURAT (Georges), pintor francês (Paris, 1859 - id., 1891), iniciador e mestre do pontilhismo.

Van Gogh pode ser considerado uma terceira influência decisiva sobre a arte do século XX. Além deles (mas talvez não em tão profunda escala) podem ser colocados Gauguin, Pissaro e Signac.

PISSARRO (Camille), pintor francês de origem judaica sefaradita (Saint-Thomas, Antilhas, 1830 - Paris, 1903). Um dos mestres do impressionismo, pintou principalmente paisagens, animadas freqüentemente por personagens e cenas rústicas.

SIGNAC (Paul), pintor francês (Paris, l863 - id., 1935). Praticou o divisionismo, do qual foi o teórico.

É importante pontuar que essas influências, às vezes, manifestaram-se pela negação de algum aspecto do trabalho do artista ou mesmo pela compreensão limitada ou desvirtuada de sua obra.

O Século 20, sem dúvida, foi uma época de profundas transformações em todas as esferas da experiência humana e os artistas não podiam manter-se alheios a essas mudanças, o que em parte justifica a profusão de movimentos e ideais artísticos que nele surgiram.

Os Fauves (as Feras), liderados pela figura de Henri Matisse (1869-1954) começaram com uma reação ao divisionismo metódico (ver Neo-Impressionismo) e assumiram características expressionistas.

O Fauvismo pode ser classificado entre os primeiros grupos de vanguarda, pois, apesar da curta duração (1905 a 1908) e da incoerência associada a ele, agrupou e influenciou figuras importantes da arte moderna, como André Durain (1880-1954), Georges Braque e exerceu influência, por exemplo, sobre Picasso.
Os expressionistas alemães, agrupados no Die Brücke, Dresdem e Der Blaue Reiter, Munique foram outras importantes influências para a Arte Moderna.

Desse mesmo período é o Cubismo, o Futurismo e posteriormente o Dadaísmo e o Surrealismo, os movimentos da vanguarda européia mais conhecidos e que exerceram influência sobre toda a arte do século XX. O Construtivismo, o Suprematismo e o Neoplasticismo, originados principalmente do Cubismo, também foram movimentos importantes do início do século.

SUPREMATISMO s.m. Teoria e prática do pintor russo Malevitch (a partir de 1913) e seus epígonos, tais como Lissitzky, Ivan Klioune, Olga Rozanova. (Foi o primeiro movimento de pura abstração geométrica da pintura.)


Fontes: google e claro com detalhes meus te dollo Anninha

Ronald disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronald disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronald disse...

Te dollo Anninha

Ronald disse...

Pablo Picasso - (1881-1973) Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: a fase Azul, entre 1901-1904, que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela monocromia e também a representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa, entre 1904-1907, o amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e eróticos, com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim.
Georges Braque - (1882-1963, 81 anos) Foi um pintor e escultor francês que juntamente com Pablo Picasso inventaram o Cubismo. Braque iniciou a sua ligação as cores, na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1889, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e cores puras (fovismo).
arsila do Amaral - (1886 - 1973) Apesar de não ter exposto na Semana de 22, colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras indicadoras de novos rumos. Em 1923, a artista voltou à Europa, passou pela influência impressionista e, a seguir, encontrou o cubismo. Nessa fase, ligou-se a importantes artistas do modernismo europeu, tais como Fernand Léger, Picasso, De Chirico e Brancussi, entre outros. Em 1928, deu início a uma fase chamada Antropofágica. A ela pertence a tela Abaporu cujo nome, segundo a artista é de origem indígena e significa "Antropófago". Também usou de temática social nos seus quadros como na tela Operários.

Rego Monteiro - (1899-1970) Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros dentro do acervo de alguns importantes museus.

claudinho acústico disse...

O modernismo movimento que surgiu no início do século XX, trouxe consigo vários outros movimentos como: Futurismo, Surrealismo, Cubismo, Dadaísmo entre outros movimentos que visavam em seus conceitos uma reformulação nas obras de arte brasileira.
Futurismo: Criado por Filippo Tommaso Marinette, em 1909.
As idéias futuristas chegaram ao Brasil através do escritor Oswald de Andrade em sua viagem à Europa Oswald é, portanto, o escritor responsável pela introdução do ideário futurista no Brasil, porém, com uma denotação mais suave do que o original europeu.
O Cubismo surge com o pintor francês Paul Cézanne que introduziu em suas obras adistorção nas formas e os formatos bidimensionais.
A visão cubista tem a função de ilustrar na arte a decomposição, fragmentação e recomposição da realidade através das estruturas geométricas.
Expressionismo: Foi criado em 1910, o mais conhecido representante na pintura, é Edvard Munch. Kasimir Edschmid pela literatura.
Dadaísmo: No Brasil o Dadaísmo tem referência através do escritor Mário de Andrade em seu livro Paulicéia desvairada, no qual há um poema chamado “Ode ao burguês”. Já no prefácio do livro, o autor recomenda que só deveriam ler o referido poema os leitores que soubessem urrar.
Surrealismo: O primeiro manifesto foi assinado por André Breton e datado de 1924.
Alguns artistas Portugueses e Brasileiros que foram influenciados pelas vanguardas.
Brasileiros importantes que foram influenciados pela vanguarda foram: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, Juó Bananére.
Já os portugueses foram: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Luís de Montalvor, José de Almeida - Negreiros.
Foi um grande desenvolvimento que ocorreu é grandes movimentos cultural.

Maaii disse...

MAIARA,CLÉCIA E ROSILANE:
No Brasil, os movimentos de vanguarda europeus influenciaram largamente, artistas brasileiros, como por exemplo, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Eles lançaram o intitulado Movimento Pau-Brasil, que foi um movimento lançado em 1924 por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que apresentava uma posição primitivista, buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil e que foi inspirada nos movimentos de vanguarda europeus, devido às viagens que Oswald fazia a Europa. Esse movimento teve inspiração da estética cubista. Sem sombra de dúvidas, os grandes precursores dos movimentos de vanguarda no Brasi foram Oswald e Tarsila, que também encabeçaram outro movimento, conhecido como Movimento Antropófagico, no qual se difundia a ideia de que não se deve negar a cultura estrangeira, mas ela não deve ser imitada. Foi certamente um dos marcos do modernismo brasileiro.Oswald de Andrade ironizava em suas obras a submissão da elite brasileira aos países desenvolvidos. Em 1928, lançou com Tarsila do Amaral o Manifesto Antropófago, que propunha a "Devoração cultural das técnicas importadas para reelaborá-las com autonomia, convertendo-as em produto de exportação".Ao mesmo tempo, intelectuais como Menotti del Picchia e Plínio Salgado seguiam outro rumo. Com tendências nacionalistas, fundaram o Movimento Verde-Amareloe o Grupo da Anta, que na literatura tem por característica textos patrióticos, ufanistas e a idealização do país.
Características formais, versos livres, sem rima, sem métrica, em estrofação e discurso não linear.
Essas várias tendências das vanguardas européias convergiram na Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo, tornada um marco no modernismo brasileiro.

Unknown disse...

oi Ana passei pra da uma olhadinha em seu blog ai vi as fotos do festivel e me tokei que esta cada vez mais próximo a dispedida ,foram tantas anos de alegrias e até tristezas ,anos quais jamais sirão de minha mente e de meu coração e claro da minha história .Vou lembra cada detalhe e de cada pessoa , amigos se foram outros chegram.O meu desejo é que nada seja esquecido.Foi bom e esta sendo bom ,mesmo sendo os ultimos meses ,eu vou sentir tanta saudade, quando penso que esta chegando o fim meu coração doi e as vezes as lágrimas quer molhar meu rosto pois eu sei que depois desse ano nada mais sera igual não havera mais o 4 ano ou 3 seja lá que seri for so havera saudades e caminhos diferentes quais cada um tem que seguir .Há há há ,que saudade ,sabe engano daquele que sempre pede pra o ano passar depressa e nada vivi ,as vezes eu pedi ou até pesso ,olha que passou e esta passando.Sei que não mais havera tantas gargalhadas ,bestagens , idiotises pois o mundo vai pedir cada vez mais de nós e eu sei que posso não estar preparada pra tudo mais pra algumas coisas estarei assim com eu acho que meus colegas vai estar cada um pro tipo de coisa ,mais vai estar.Ana ,obrigado por ,você ser essa pessoa maravilhosa qual Deus vai abençoar muito.BJU PRA VC ,TE ADOLLO ,foi mal ai a diminuição e aumentçaõ de palavras sabe como as pessoas são na net ,rsrsrs.xau