domingo, 23 de maio de 2010

CONTOS POPULARES

Os Contos Tradicionais de nossa gente




Os Contos Populares, muitos de Ensinamentos, sobrevivem e são divulgados de forma oral desde o tempo do descobrimento ou antes, já que muitos foram adaptados de versões da Europa Medieval.

Deixe seu conto registrado aqui:

46 comentários:

Unknown disse...

Minha vó contou que quando uma mulher ganha bebe e morre logo depois do parto, e se não
enterra uma pedra, morre mais sete pessoas daquela cidade.
Antonio Silva da Cruz 2 ano B

Unknown disse...

CONTO


A árvore mal assombrada


Dizem os mais velhos que numa fazenda muito antiga havia uma árvore enorme muito grande e cheia
de galhos e folhas ,que quando passava das 12 horas da noite quem passasse debaixo ou perto dela escutava e via galhos e mais galhos caírem no chão ,barulho insuportável ,e o vento soprava os galhos fazendo-os balançar parecendo que toda árvore iria cair .
De manhã quando as pessoas por ali passavam não viam nada no chão nem folhas ,nem galhos tudo normal como uma linda e grande árvore.
CAMILA DOS SANTOS 2ano b

Unknown disse...

O homem de cueca


Meu avô, meus tios, meus vizinhos, contam que antes, lá na Mata das Covas, onde hoje é o aeroporto, era uma capineira onde toda meia noite havia um homem de cueca.
Eles esperaram no dia seguinte, e na meia noite, cada um com uma arma correram atrás desse homem só que ele conseguiu fugir, e nunca mais viu-se falar nesse homem de cueca.
ILMA SANTOS 2anoB

Unknown disse...

O DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU

João estava em dificuldade financeira resolveu sair para aliviar a mente e aproveitou e pediu
Me dê dinheiro, me dê dinheiro.
Logo apos começou a chover moedas e ele pensou, será que é verdade?
Mas era só imaginação, com a dificuldade financeira resolveu pensar direito, é melhor eu trabalhar de que esperar o dinheiro cair do céu.
CLEIDIANA MOTA 2 ANO B

Unknown disse...

O PÉ DE GOIABA


Um certo dia, um homem ia passando debaixo de um pé de goiaba que era mal assombrado, já era 00:00h e começou a cair goiaba, ele saiu correndo e todo dia acontecia a mesma coisa, até que ele chamou uma galera de amigos com facões e machados para ver o que era que estava acontecendo. Quando chegou lá o irmão mais velho desceu do pé de goiaba dando risada e todos deram muitas gargalhadas porque eles acharam que o pé de goiaba era mal assombrado.
Rafael Santos do Amor Divino. 2AnoB-

Unknown disse...

UM SENHOR
Um senhor tinha um terreno e nesse terreno tinha um poço então ele pediu para Santa Luzia mandar um chuva e trovoada para encher o poço, que ele acenderia um cartão de vela. No dia seguinte, ele foi ate o poço, mas a chuva foi tão forte que encheu o poço de arreia, ai ele pisou em cima do poço e disse:
_ Que mané Luzia, ai meu cartão de vela .
Depois do que ele disse, ele ficou cego.
ROSIMEIRE NOGUEIRA DA SILVA 2ANO B

Unknown disse...

A menina que virou uma cavala(um pássaro)

A menina pediu para sua mãe, se ela poderia ir a uma festa.
A sua mãe disse que ela não iria, então a menina brigou com sua mãe e a chamou de cavala, então sua mãe lhe respondeu:
_cavala eu há de te ver.
Quando a mãe da menina disse isso,a menina bateu asas e voou. E depois disso ela começou a cantar:
_cavala, cavala..
Joilma Santos 2anoB

Unknown disse...

A PEDRA QUE FALA


Dizem os mais velhos que perto de uma mata havia uma grande pedra
bem grande todos as seis horas, quando as pessoas que trabalhavam na
rosa passavam em escutavam uma voz que dizia:
_vou ti pegar, vou ti pegar.
Os trabalhadores saiam correndo para casa.
GILMAR DE ALMEIDA SANTOS 2 ano B

Unknown disse...

A mulher de branco
Minha vó me contou que na rua onde moramos várias pessoas viam uma mulher de branco atravessando a rua toda madrugada, dizem que ela vinha atrás de sua velha e amada casa que ainda existe nessa rua.
Anaildo dos Santos Batista. 2Ano B

Unknown disse...

O Homem que xingava
O povo conta que tinha um homem que todos os dias xingava o nome da desgraça, dormia e acordava xingando, brigava com a mulher, batia nela e fazia várias coisas ruins.
Certo dia, ele foi tirar lenha numa mata escura e o seu facão quebrou e ele começou a xingar o nome da desgraça, ela apareceu na sua frente e perguntou porque ele tanto lhe chamava, ele largou a lenha e o facão e saiu correndo assombrado. Depois desse dia nunca mais ele xingou e começou frequentar a igreja.
Ricardo França 2 ano B

Unknown disse...

LOBISOMEM DA REGIÃO

TINHA UM LOBISOMEM NA REGIÃO QUE ELE GOSTAVA DE IR EM CASA DE FARINHA LAMBER FORNO, UM DIA O DONO DA CASA DE FARINHA DESCONFIOU
QUE QUANDO FAZIAM FARINHA DE NOITE O LOBISOMEM IA LAMBER O FORNO.
UM DIA O DONO DA CASA DE FARINHA FICOU ESCONDIDO,ENQUANTO AMARROU
UMA CORDA NA PORTA ,QUANDO O LOBISOMEM ENTROU NA CASA DE FARINHA,
O DONO FECHOU E AMARROU A CORDA DEIXANDO A PORTA FECHADA .O DONO
DA CASA DE FARINHA FOI PARA CASA DORMIR , NO OUTRO DIA ELE ACORDOU
E FOI ATÉ A CASA DE FARINHA , CHEGANDO LÁ ELE ABRIU A PORTA ,O LOBISOMEM
JÁ TINHA VIRADO HOMEM, ESTAVA NU EM CIMA DO FORNO .ERA UM HOMEM DE
BENS . PEDIU DESCULPAS AO DONO DA CASA DE FARINHA E SAIU ,ELE FOI EMBORA
DA REGIÃO E DA CIDADE COM A SUA FAMÍLIA.
JOÉLITO MOURA 2ºANO B

Unknown disse...

Minha prima conta que uma senhora em vida lhe deu um casaco, logo depois a senhora morreu, quando ela foi dormir colocou o casaco debaixo do travesseiro, aí ela disse que o fantasma da senhora veio pegar o casaco, quando ela acordou o casaco estava na cozinha. Ela disse que seu marido deu uma surra no fantasma , queimou a blusa, e disse que o fantasma nunca mais voltou.
Josiane Oliveira 2bc

Unknown disse...

O lobisomem
Minha avó conta que um noite uma mulher foi a casa do compradre com seu marido e seu nenê, quando ela olhou para trás seu marido tinha sumido de repente.
Quando ela se aproximava da floresta um grande bicho apareceu, peludo com os dentes afiados, era o lobisomem querendo comer o nenê, a mulher desesperada, começou a bater com a manta na cara do bicho, ele a lascou toda a manta com os dentes, ela começou a gritar, foi quando o compradre apareceu e enfrentou o bicho e ele foi embora. Chegando na casa do compradre a mulher com muito medo pediu um copo com água, foi quando o seu marido chegou e o compradre disse:
_onde você estava que não ajudou sua esposa que estava sendo atacada pelo o lobisomem?
Eles começaram a da risada com o que tinha acontecido; foi quando
eles viram os pedaços da manta entre os dentes do pai nenê. Eles ficaram supresos quando descobriram que ele era o lobisomem, o compradre disse:
_como você teve corage de atacar seu próprio filho?
Depois disso ele munca mais virou o lobisomem.
Diego Souza. 2 ano B.

Unknown disse...

A mãe a filha e a comadre
Os mais velhos contam que uma mulher, sua filha e sua comadre foram para o rio lavar roupa , chegando no rio a menina brincando jogou o sabão no rio, e sua mãe desconfiou da comadre, perguntou a filha se ela tinha pegado o sabão, com medo de apanhar disse que não foi ela, aí a mãe da menina disse que quem pegou o sabão dela era do diabo lavar. De repente um vento bem forte levou a menina, aí a madrinha de crisma da menina pegou uma toalha branca, colocou nos braços e começou a gritar:
_ solte minha filha maldito que você não é mais forte do que Deus. Logo depois, deu um vento bem forte colocou a menina nos braços da madrinha.
Juliana silva 2ano B

Unknown disse...

Uma certa vez, um homem muito medroso ia passando em uma mata fechada daí acabou se perdendo e ao anoitecer começou a ficar em pânico pelo fato de estar dentro de uma mata fechada e sozinho, daí tudo que se movimentar ele se assustava, de tanto medo ele avistou uma imagem branca, saiu correndo, desesperado mais ele nem imaginava que a imagem que ele estava se assustando era apenas uma roupa perdida que através da luz refletia e aparentava ser um fantasma, daí então apartir dessa noite o homem começou a ter plena certeza que fantasmas existem enunca mais voltou aquele lugar.

Cleide disse...

A Casa velha

Havia uma casa velha e abandonada onde seu proprietário morreu,e desde quando ele morreu ninguém mas foi a essa casa.
Num dia muito chuvoso,estava passando um rapaz que resolveu passa a chuva naquela casa,sem saber o que naquela casa havia acontecido ele entrou,sentou-se na janela e ficou alguns minutos olhando a chuva,percebeu que ela não iria passar naqueles instantes,resolveu deitar-se no chão,onde acabou adormecendo alguns minutos depois ouviu uma voz dizendo a frase.
-Eu vou cair
O rapaz assustado disse
-De por mim tu cai não caindo em cima de mim
caiu uma perna
-Eu vou cair
O rapaz disse
-você está louco homem de Deus se for pra cair caia logo vá
então caiu o fantasma defunto
O rapaz se levantou ficou olhando
O fantasma então lhe disse onde estava o tesouro
O rezou sua orações cavou a terra e pegou sua recompensa onde levou a igreja benzeu e ficou muito rico e nunca mais voltou lá.

Cleide Marques
2°ano B

Unknown disse...

O homem que gostava de chingar
Contam os mais velhos a história de um homem ,que as 6 horas da tarde começava a chingar. Todas as vezes que ele chingava, as 12 horas da noite ele dizia que via monstros e quando chovia o vento levava todas as suas roupas do varal e carregava para bem longe .
Vanessa Gomes 2 ano b

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Seu Nena

Dizem os mais velhos que na Rua do Ribeirão morava um velho chamado Seu Nena que em noite de lua chia virava lobisomem. Ele tirava a roupa, deixava ao aveso e espojava onde o jumento se deitava até virar lobisomem. No dia seguinte, desaparecia. Só aparecia três dias depois, pelado e cheio de terra e espinho.

Leandra Santana
2º B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lobisomem
Certo dia minha vó foi para uma reza lá na serra e ao voltar para casa as 12:30, ouviu um barulho estranho, quando ela menos esperava ela viu um bicho peludo e feio era o lobisomem.!
Então ela falou em um tom de susto:
-Meus deus o que é isso?!
Logo após ela saiu correndo e o bicho sumiu entre a mata.
Depois daquele episódio ela soube que o bicho era lobisomem.
Esse foi um conto que minha vó mi contou!



LARISSA FRASSINETTI
1A

Jackson Oliveira disse...

O velho que vira qualquer bicho


Um velho aparentando uns 60 anos, entrou num mercadinho e furtou uma mercadoria, o dono do mercadinho percebeu toda a ação, e acionou a policia, os policiais chegaram no local, mas o velho não estava mais lá, os policiais começaram a procurar o velho, quando os policiais avistou o velho ele saiu correndo, o velho entrou num pasto, e foi ai que algo estranho e sobrenatural aconteceu, os policiais chegaram até o pasto e só viram um cavalo, um morador assustado com o que viu disse aos policiais que aquele cavalo era o velho que estava correndo, e os policiais não acreditaram e foram embora.
Os mais velhos dizem que esse velho tem poderes sobrenaturais , e ele pode se transformar em qualquer animal, bicho ou inseto, e em noite de lua cheia o velho se transforma num lobisomem horrendo, ele mora sozinho em um matagal muito afastado da cidade facilitando suas transformações, todos tem medo dele e hoje ele deve ter uns 104 anos.

Unknown disse...

Certa vez, surgiu uma história que existia um homem que se transformava em lobo. Até que um dia de sexta-feira, dia de lua cheia, um homem desavessou a roupa três vezes. Quando ele desavessou, ele virou um bicho e começou a atacar galinheiros e chiqueiros. Quando o sol estava para nascer, ele ia até o pasto montado em cima de um cavalo branco e desavessou a roupa até que um dia um morador da região o viu, e foi atacado. O morador também virou um lobisomem. Dizem para matar o lobisomem é preciso matá-lo com uma faca de cerra. Essa é uma das lendas de lobisomem
lais

Unknown disse...

A MULHER QUE ENGANOU O DIABO



Certa vez, existia um homem que desconfiava da sua mulher, quando ele saía mandava todo mundo olhá-la para ver se ela traía, mas ninguém via nada. Certo dia, ele pediu o diabo para tomar conta dela, ela que não era besta, pegou um balaio e mandou o diabo ir buscar água. Chegando na fonte, o diabo enchia o balaio, mas este nunca enchia, enquanto ela tava com outro homem. O diabo cansado foi para casa chegando lá ele falou:
_Oh!mulher, o balaio não encheu.
Aí ela falou:
_eu não quero mais não.kkkkkkkk

TÉC.DE ENFERMAGEM
1ANO A MATUTINO

jirlan disse...

O lobisomem
Tinha um homem que toda 12 horas ia para um curral e chegava aonde o jegue se espojava ai ele ia e se espojava no mesmo lugar que o jegue se espojou ai ele virava lobisomens mais teve um dia que juntou um bocado
de gente e cortaram a orelha direita do lobisomens ai depois ele nunca mais virou lobisomens ai ficou todo bem fimmmmmmmmmmmmm...
jirlan 1° A

Jackson Oliveira disse...

O MENINO E O LOBISOMEM

Era uma vez,uma família muito pobre que morava em um vilarejo e para se sustentar a família de cinco pessoas que morava em uma casa de taipa, vendiam licuri na feira .Mas como as crianças estudavam durante o dia , eles partiam o licuri a noite , um certo dia a mãe resolveu sair e deixar o filho mais velho cuidando da casa e quando anoiteceu ,eles começaram a partir licuri eté que o tempo foi passando e deu meia noite , eis que os cachorros começaram a latir e a criancinha começou a chorar e o irmão mais velho olhou por um buraco da casa e viu o lobisomem que se aproximava da casa e todos começaram a chorar,o lobisomem queria pegar o menino pequeno e meteu a mão no buraco que tinha na parede mas ele não alcançou os garotos .As crianças assustadas
ficavam andando por dentro da casa e o bicho por fora acompanhava seus passos e então deu uma hora da manhã e o bicho foi embora e as crianças foram dormir ao amanhecer a mãe dos meninos chega e pergunta? Porque vocês não partiram não partiram o licuri e eles disseram ! Foi por causa do lobisomem, mas a mãe não acreditou e queria bater nos meninos. Eles disseram que era pra ela esperar dar meia-noite se o lobisomem não aparecer ela poderia bater neles e a mãe aceitou aceitou a proposta dos garotos. Quando deu meia-noite o lobisomem apareceu e botou a mão no buraco da casa para pegar as crianças mas só conseguiu pegar um pedaço do lençol, foi quando o menino e a sua mãe pegou a espingarda e atirou no lobisomem ele saiu correndo e sangrando pelo mato.
No dia seguinte eles saíram procurando alguem com ferimento de bala, mas não acharam e até hoje ninguém sabe quem é o lobisomem

“MAS CUIDADO QUALQUER NOITE ELE PODE APARECER E QUERER TE ATACAR!”
WESLEY DO 1º ANO A

Unknown disse...

O viajante


Existiu um fazendeiro que tinha 2 filhos,um deles queria desfrutar os prazeres da vida e pediu a sua parte da herança ao pai,então o pai falou:
-você quer um saco de dinheiro amaldiçoado ou quer uma moeda abençoada?
-O pai,é claro que eu quero o saco de dinheiro.
Então o pai o entregou a herança ao filho,e nunca mais ouviu falar dele. O outro filho também pediu sua herança ao pai que fez a mesma pergunta ao filho que respondeu :
-Pai,quero a moeda abençoada.
Esse filho pegou sua herança e viajou com apenas uma moeda no bolso. Quando no meio do caminho encontrou um velho que começou a falar com ele,já estava anoitecendo o rapaz pediu ao velho contar uma historia para ele,o velho o cobrou um moeda,o rapaz que tinha essa moeda no bolso entregou ao velho que disse:
-Quem dorme muito não ver.
Então eles foram dormir. No dia seguinte o rapaz pediu pra o velho que contasse outra historia outra historia,o velho novamente pediu uma moeda,o rapaz percebeu que aquela moeda ainda estava no bolso,o0 velho falou:
-Nunca deixe o certo pelo duvidoso e o caminho mais longo pelo atalho.
Seguindo sua viajem o rapaz foi para lado e o velho para o outro. Logo a diante encontrou um fazenda,onde na porta da casa estava escrito “entre”,o rapaz entrou e viu que não havia ninguém,foi quando ele ouviu uma voz dizendo:
-Venha tomar banho.
Ele viu o banheiro todo arrumado e tomou o banho,logo depois ele ouviu:
-Venha jantar.
O rapaz encontrou na mesa um verdadeiro banquete e jantou,depois a voz falou:
-Venha dormir.
Encontrou uma cama com lençóis e travesseiros e dormiu. No meio da noite o rapaz abriu os olhos e viu uma moça com uma faca na mão,mas ela se assustou e fugiu,então o rapaz dormiu de novo,mas ele lembrou do que o velho tinha dito primeiro e ficou acordado para ver quem era aquela moça,quando ela estava passando pelo quarto ele pegou um fosforo e acendeu e percebeu que a faca era um monte de chaves. Então a moça foi mostrando os quartos da casa para ele, quando ela foi para cozinha ele avistou um fazendeiro contando suas montanhas de dinheiro. O fazendeiro observando o rapaz,perguntou:
-Vamos fazer uma aposta?
-Claro!
-Se aquela moça trouxer um almoço pra você que é um desconhecido eu lhe darei todo esse dinheiro.
Para a surpresa do fazendeiro a moça já conhecia o rapaz que trouxe o almoço sem a menor preocupação. Então o rapaz saiu com amoça e seu dinheiro,o fazendeiro exclamou:
-Você não quer trocar o seu dinheiro por muito mais que eu posso te dar se você ficar aqui ?
O rapaz lembrou do que o velho falou pela segunda vez e preferiu ficar com o dinheiro que já tinha ganhado. Quando o rapaz e a moça já estava saindo,ouviu um grito,quando eles abriram a porta de um dos quartos lá estava o irmão do rapaz preso,ele soutou o seu irmão e todos voltaram para casa.



Gláucia Santana... :) a

Unknown disse...

O lobisomem Há pouco tempo atrás,houve um casal que tiveram sete filhas mulheres e por fim um filho homem ou seja seu 8 filho como diz a lenda será um lobisomem. Quando esse filho nasceu, foi uma criança pálida,magra e possuía orelhas um pouco compridas. Esse garoto ao fazer seu aniversário de treze anos,nana primeira noite de sexta -feira após seu aniversário,o garoto saiu de casa á noite e no silêncio da noite, se transformou pela primeira vez em um lobisomem e uivava para lua, semelhante a um lobo. Apos essa primeira transformação em todas as noites de sexta -feira ele se transformava em lobisomem e passa a visitar sete vilas e sete encruzilhadas. Por onde ele passava açoitava os cachorros e desligava todas as luzes que vê,além de uivar de forma aterrorizante Quando o dia está para amanhecer o lobisomem volta a ser homem ,disse que para vim a situação de lobisomem é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça Mas não aconteceu isso ainda. Ocicléia!1A

Unknown disse...

O lobisomem
Era uma vez um homem de cara fechada,de unhas grande,todo cabeludo e não tinha amigos ele vivia numa casa velha cheia de coisas de couro em noite de lua cheia ninguém via ele mais ouvia ruivos de lobo.
Num certo dia Maria saio de casa numa sexta- feira de lua cheia e passou em frente a um cemitério e percebeu que tinha algo lhe seguindo então ela começou a correr,ela conseguiu
chegar em um lugar com vários homens ela contou a eles que tinha algo lhe seguindo então eles decidiram ir atras dessa criatura tao estranha,mas eles não acharam nada,eles passaram a observar
que todas as noites de lua cheia ouviam ruivos de lobo. O velho lhe contou uma uma historia.
Que havia um lobisomem ele dizia que esse bicho era metade lobo e metade homem ainda ele contou que só conseguiria matar ele se tivesse uma faca de prata,então na noite seguinte de lua cheia os moradores esperou o lobisomem em frente do cemitério e assim conseguiu mata-lo
e percebeu que era o vizinho que morava perto de sua casa.
Então se verem uma pessoa todo cabeludo e unhas grandes cuidado pois podem ser um lobisomem
Autora: JUSSARA 1 ANO A

Gau disse...

O lobisomem
Morava na zona rural um casal de jovens com um filho recém-nascido, a qual iria ser batizada amanhã à noite.
À hora chega, sai o esposo e a sua mulher com o filho, no meio do caminha o homem falou a sua mulher que queria urina.
E a sua esposa seguiu o caminho com seu filho no colo. Quando de repente vem um bicho enorme com unhas e dentes afiados em sua direção querendo tomar o seu filho, quando ela gritou, por ali passava homens que também iria à missa que espantou o bicho.
Espantantada, conta a todos e ao marido a experiência por ter passado e seu marido quieto em quanto que todos dão uma opinião a respeito.
O padre apressa o batizado a qual alega que o monstro atacou o bebê ser pagão. Ao final da missa um senhor conta uma piada a qual todos riem e percebe os fiapos da manta do bebê nos dentes do pai da criança.


Rosy :]

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Conto infantil:
A pequena sereia

Há muito tempo atráz nas profundezas do mar existia uma sereia linda.
E num belo dia nadava com suas amigas até chegarem numa ilha, colocou sua cabeça para fora das águas e numa casa de praia avistou um belo rapaz por quem se apaixonou.
Mas a bela sereia ficou decepcionada pois ela era uma sereia e ele um humano. Como ela estava apaixonada por ele e via que esse romance nunca iria dar certo ela chorou por todo o dia trancada em seu quarto aquático.
Neturno, o seu pai não compreendia porque ela tinha perdido seus apetite, sua sede e aquela felicidade maravilhosa que ela tinha, pois ela não tinha contado ao seu pai da sua nova paixão, ela já sabia que ele ficaria furioso em saber que uma de suas filhas se apaixonou por um humano!
Quando não aguentou mais ela decidiu ir na casa de uma bruxa que morava também no mar, e lhe disse:
- Desejo ter pernas como humanos!
A bruxa faria seu desejo se em troca lhe desse a sua voz, a sereia cedeu ao pedido da bruxa e entregou sua voz que foi guardada dentro de um colar que ficou pendurado no pescoço da bruxa e a pequena sereia conseguiu ter pernas porém ela ficou muda.
A bruxa esperta nadou até a ilha e se transformou numa bela mulher para iludir o rapaz.
Quando a pequena sereia chegu, viu a bruxa desfarçada beijando o seu amado e falando com sua linda voz.
A sereia indignada não suportou aquela cena, então foi até onde eles estavam na casa de praia e dava sinais ao rapaz só que ele não entendia, a bruxa vendo que ela iria estragar o seu desfarce começou a agredi-lá fisicamente. O rapaz à segurou não deixando ela bater na sereia.
Foi aí que tudo aconteceu aproveitando que o rapaz segurava a bruxa, a sereia tirou o colar do seu pescoço acabando com seu desface. A pequena sereia teve novamente a sua voz e continuou com as suas pernas humanas. A bruxa voltou as profundezas do mar e a sereia que passou a ser um linda mulher casou-se com o belo rapaz e viveram felizes para sempre.

By: Geisa M.
1ºA Enfermagem.

Ronald disse...

E tão injusto que muitas das pessoas não dão tanto valor ao que realmente tem na nossa cultura, e nisto acabamos com o que vem dos nossos antepassados, precisamos buscar mais da nossa raiz pra está sempre viva o que nos forma.

Allen disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Allen disse...

A saga do lobisomem ( Chupa-Homen)

Era uma vez um vilarejo bem distante da cidade. Nessa comunidade existia varias pessoas, entre elas , um senhor mau humorado e bem chato, chamava-se Alefe.
Havia pouco tempo que um bicho assombrava esse vilarejo, todos desconfiavam que era um lobisomem ou um chupa cabra, todos temiam esse bicho, por isso se reuniram para captura o tal monstro, as pessoas desconfiavam de Alefe pelo fato dele ser o mais afastado das pessoas por isso começaram a investigar, descobriram que todo dia de lua ele saia para o mato, então deduziram que ele era o bicho.
Na próxima lua cheia os habitantes resolveram ir a caça, foram os cincos mais corajosos, Rickson, Felipe, Lucas, Alisson e Kaik. Todos armados com bala de prata para matar o bicho, mas por motivos de doença da sua filha Rickson resolveu ficar, então os quatros prosseguiram. Logo chegando no lugar, viram Alefe saindo de um curral, então perseguiram o homem, no augir da lua cheia já aproximava-se a meia noite, carregaram as armas para atirar em Alefe quando eles estavam puxando os gatilhos, viram um barulho mexendo atrás dele quando observaram era um bicho olharam direito era um lobisomem , descobriram que Alefe não era o lobisomem e na verdade estava atras dele e ai os cincos foram a caça, a todo tempo eles falavam: '' Eu te pego bicho feio, eu te pego."
Uma disputa do século, enquanto os caçadores estavam tentando pegar o bicho, o bicho tentava chupar os homens com a língua, no final os caçadores capturaram o bicho depois puseram na gaiola, quando o sol saiu na manhã seguinte descobriram que o lobisomem era Rickson, logo depois da surpresa expulsaram o homem para nunca mais voltar. E a comunidade viveu em paz até que outro bicho começou a assombra a comunidade novamente. e então .......

Állen Barbosa 2º ano A

Unknown disse...

E muito legal essa historia foi minha vô contou:

O Lobo e os setes Cabritinhos

Era uma vez uma cabra que tinha sete cabritinhos.
Certo dia, ela precisou ir a floresta em busca de comida. Chamou os filhos e pediu a eles que tomassem muito cuidado com o lobo, pois ele era capaz de se disfarçar para conseguir entrar e comê -los. Mas, para reconhecê-lo, bastava observar suas patas e sua voz rouca.
Os cabritinhos disseram que tomariam cuidado.
Então, a cabra saiu. Pouco tempo depois, ouviram alguém bater à porta, dizendo:
Abram,meus filhinhos,é a mamãe. Trago comigo algo para vocês. Percebendo a voz rouca do lobo, os cabritinhos responderam:
Nós não vamos abrir! Você não é a nossa mãe, pois ela tem voz meiga e doce. Sua voz é rouca! Você é o lobo!
O lobo foi embora. Comprou um pedaço de giz e o comeu para suavizar a voz. E lá foi ele, pela segunda vez, bater à porta dos cabritinhos.
Dessa vez, eles perceberam que era uma voz suave, mas viram a pata preta do lobo na janela e novamente não a deixaram entrar.
O lobo enganou um padeiro e um moleiro, dizendo que sua pata estava machucada. Desse modo, conseguiu colocar massa de pão e farinha branca nela,deixando-a alva como a da mamãe cabra. E, pela terceira vez, foi bater à porta dos cabritinhos.
Quando o lobo colocou a pata na janela, os pobres cabritinhos viram que ela era branca e abriram a porta. Mas quem entrou foi o lobo.
Assustados, eles se esconderam pela casa.
O lobo encontrou-os e foi devorando um por um. Só escapou o caçulinha, que se escondeu dentro do relógio.
Satisfeito, o comilão foi descansar debaixo de uma árvore não muito longe da casa dos cabritinhos e lá adormeceu.
Quando a cabra voltou da floresta viu a porta escancarada e a casa toda bagunçada. Chamou seus filhos, mas ninguém respondeu. Finalmente, o caçulinha gritou:
Mamãezinha, estou dentro do relógio.
Mais que depressa, ela o retirou de lá. Então, ele contou que o lobo devorara todos os seu irmãos.
Desesperada, mamãe cabra saiu de casa com o menorzinho e avistou o lobo dormindo debaixo de uma árvore. Ela percebeu que em sua barriga enorme algo se mexia.
Na esperança de que o que se mexera na barriga do lobo fossem seus amados filhinhos, ainda vivos, mandou o caçulinha ir correndo para casa buscar uma tesoura,linha e agulha.
Assim, ela cortou a barriga do lobo e os cabritinhos foram saindo, um após o outro. Estavam vivos, pois, na pressa de comer a todos, o lobo os engolia inteiros.
A mamãe cabra pediu aos cabritinhos que procurassem algumas pedras. Encheu com elas a barriga do lobo e a costurou.
Logo que o lobo acordou foi inclinar, o peso das pedras o puxou para dentro do poço.. Então, o lobo caiu e morreu afogado.
Livres do lobo, os cabritinhos dançaram felizes ao redor do poço com a mamãe cabra

Unknown disse...

Chapeuzinho Vermelho


Era uma vez uma garota que se chamava Chapeuzinho Vermelho, em um certo dia sua mãe mandou que ela levasse uma cesta de doce para sua vovozinha que estava muito doente. A mãe de Chapeuzinho disse:
_ Minha filha não vá pela floresta por que é muito perigoso.
_ Está certo mamãe.
E chapeuzinho se foi, quando ela estava fora da vista de sua mãe ela pensou, eu vou pela floresta pois é mais perto e o caminho é mais bonito. Quando ela estava caminhando pela floresta, ela encontrou um lobo muito feio, o lobo perguntou:
_ Para onde você vai chapeuzinho?
_ Eu vou para casa da minha vovó, ela está muito doente,tchau seu lobo.
E chapeuzinho continuou o seu caminho para casa da vovó, mas como o lobo era muito esperto pegou um atalho e chegou primeiro. Então ele comeu a vovó, ele vestiu-se com a roupa da vovó e ficou a espera da chapeuzinho.A pois a chegada de chapeuzinho, ela percebeu algo de diferente, então ela perguntou:
- Para que esses olhos tão grande vovó.
-É para lhe olhar melhor.
-Para que esse nariz tão grande. -É para lhe cheirar melhor.
- Para que esses ouvidos tão grande.
- É para lhe ouvir melhor.
- Para que essa boca tão grande.
- É para lhe comer melhor, e o lobo saltou de cima da cama devorando a chapeuzinho.
FIM
Anatiele Barreto Silva 2° ano A

Unknown disse...

Meu pai me contou que um certo dia um caminhoneiro iria levar uma carga a São Paulo.
Ao longo do caminho ( já de noite )o homem avistou uma luz vindo em sua direção !
Começou a ficar nervoso, e se perguntou:
-Esse motorista deve está loco porque esta na contra mão !
Então ele passou para outra mão afim de desviar da luz que vinha em sua direção.
Mas ao mesmo tempo que ele ia pro outro lado a luz seguia-o,então entrou em desperado e falou :
- Seja o que Deus quizer!
E assim soltou o volente .
E então a luz que vinha em sua direção passou em seu rosto como uma brisa leve e fria!
Assim ele abriu o seus olhos e viu que estava perto de descer uma ribançeira dai conseguio controlar o caminhão !
E seguio viagem !
Ao Chegar em um posto de gasolina contou tudo que tinha acontecido para o frentista.
E o frentista a seguir lhe falou :
-Ah você deu sorte que você não morreu!
porque aquela luz que você viu era uma luz de um caminhoneiro que sofreu um acidente a uns 5 anos atrás!
E ele vive aterrorizando as pessoas quando passa pela aquele lugar.

Unknown disse...

A lenda do Lobisomem
Diz a lenda contada pelos meus avôs que ouve um serto tempo que lá na região onde eles morava tinha um serto lobisomem que atacava as criações de gado e ovelha e lambia a farinha que ficava nos fornos das casas de farinha.Com os prejuisos fazendeiros da região da região resolveram capturar o lobisomem ,deixaram a casa de farinha aberta com o forno quente, quando o lobisomem entrou na casa de farinha os fazendeiros soutaram os cachorros e laçaram o lobisomem depois de capturado os fazendeiros amararam o lobisomem em um tronco de madeira.
Curiosos com um lobisomem cara a cara resolveram levantar o rabo para ver que sexo era,quando os fazendeiros ia levantar o rabo o lobisomem dizia não pega não pega e quando os fazendeiros batia no lobisomem que só ficava com acabeça debaicho das pernas ele dizia não bate não bate .Com as atitudes do lobisomem os fazendeiros desidiram quebrar a ''pata'' do lobisomem para saber quem era, pegaram uma faca e cortaram lhe a orelha esquerda. No outro dia viram uma senhora no tronco os fazendeiros pasmos com o que via uma senhora ser um lobisomem, depois de muita conversa desidiram soltar a senhora porque sabia que não tinha mas como ela se transforma porque a ''pata'' tinha sido quebrada, essa é a verdadeira lenda do lobisomem.

CETEP Vale do Jiquiriçá disse...

O Lobisomem

Tinha um lobisomem que assustava os moradores da minha rua, ninguém sabia o certo quem seria mas suspeitavam de um morador de lar.
Na minha rua tinha um homem que morava só, ele não falava com ninguém esse homem tinha unhas grandes e ele era muito cabeludo, por isso muitas pessoas pensavam que era um lobisomem. Ele era meio doido por isso saia gritando pela rua á noite, a minha avó pra me colocar medo dizia que ele iria me pegar.
Esse homem saia andando por dentro do pasto no meio da noite gritando, e quando ele voltava ele estava todo sujo, com as unhas cheia de terras e as roupas lascadas. Em uma certa noite
muitas pessoas se juntaram pra ver onde esse homem ia toda noite. Pegaram lanternas, facões, facas
etc... tudo isso para que esse lobisomem atacar-se eles estariam protegidos.
Chegando lá o homem estava virando lobisomem eles ficaram assustados e foram para cima
dele, e começou a correr sem para e nunca mais ninguém ouviu falar dele.

CETEP Vale do Jiquiriçá disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
CETEP Vale do Jiquiriçá disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

O curupira

um certo dia um grupo de caçadores saíram para caçar numa mata ao lado do vilarejo onde eles moravam, e com eles seguiram seus fiéis amigos, os cachorros de caça. eles começaram a matar os animais e desmatar a floresta, o desmatamento e a matança não é muito do agrado do protetor da floresta "O curupira" ele para castigar os caçadores, faz com que eles se percam na floresta , os caçadores ficam desesperados sem saber para onde ir, se só estavam andando em círculos e logo iria cair a noite como iriam saber sair dali antes do anoitecer.sem perceber eles pararam de matar e caçar e logo o curupira mostrou o caminho de volta para casa.

Ana Paula Santos da Silva 2º ano A

leonardo disse...

Mula sem cabeça
Conta os mais velhos, que a muito tempo atrás, havia uma linda jovem muito rebelde que sonhava com grandes riquezas, e queria sair pelo mundo em busca do seu sonho.
Ela vivia com sua família que era muito humilde, e não podia dar tudo o que ela queria.
Um dia ela resolveu sair de casa, sua mãe querendo protegê-la, tentou evitar que a filha fosse embora. Em meio a ambição e a raiva, a menina jurou que iria sair daquele lugar de qualquer maneira, até mesmo se ela virasse uma mula ou até mesmo cortando a cabeça dela, ela iria embora. Brigaram muito e acidentalmente a filha acabou matando a mãe. Diante tanta culpa, ela se matou.
Sendo assim, todos os dias de lua cheia, uma mula sem cabeça e saindo labareda de fogo do pescoço, vaga triste e sozinha a busca de companhia, mas pela sua aparência todos fogem dela.
Karla Jamilly 2ºA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caipora


Minha avó contava que exista caipora mais eu nunca acreditei, mas dizia ela que a caipora era o protetor dos animais. Um bicho que vivia na floresta, e possuía duas formas corporais, uma de gente, e outra podia ser de qual quer animal, tinha cor esverdeada e um rabo comprido, que se chamava de simpor.
Se por o caso você pula se seu rabo no meio da floresta você se perdia. Você tinha que levar um pedaço de fumo de corda para agrada ela.

att:cleidson santos de carvalho 2°A