quarta-feira, 17 de junho de 2009

PRODUÇÃO DE TEXTO

DISCIPLINA, LIMITES E VALORES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


- video de entrevista com Glória Perez-
http://caminhodasindias.globo.com/Novela/Caminhodasindias/Bastidores/0,,AA1701469-16543,00.html


A águia e a crise da disciplina

Durante todo este mês, dedicamos a reflexão dominical em nossa igreja à família como um projeto divino. Acreditamos que é urgente o engajamento de toda sociedade na busca e resgate das famílias que se encontram à deriva nesse mar revolto de nossa sociedade. E entre as palestras programadas, uma em especial tratará da educação dos filhos em uma perspectiva bíblica. É necessário, portanto que como pais, enxerguemos o valor da disciplina já durante a infância. Agostinho dizia que um pai deve educar um filho vinte anos antes dele nascer. Primeiro, devemos ser disciplinados para depois exercermos com coerência e consistência a disciplina. O que podemos tolerar? Onde podemos fazer concessão? Os pais jamais deveriam abrir mão de certos valores. Há coisas que são supra culturais, são princípios eternos de Deus em qualquer tempo e em qualquer lugar. Pecado é pecado em qualquer tempo e em qualquer cultura. Transigir alguns princípios, aceitar o que Deus condena, aplaudir o erro, amar o que deus rejeita, tudo isso é insensatez, mesmo quando pareça que estamos andando na contramão dos valores permissivos da sociedade.
Disciplina é uma palavra que se tornou fora de moda no mundo pós moderno. Predomina hoje a liberdade sem fronteiras. A pós-modernidade, sustentada pelo tripé da pluralização, privatização e secularização, ensina que não existe um padrão de conduta absoluto e que cada um deve escolher o seu modo de viver sem ter que dar satisfação de suas escolhas. Nesse contexto, a disciplina seria uma agressão à individualidade, uma intromissão ao mundo particular, indevassável e não compartilhado. A lei que prevalece hoje é: faça o que lhe dá prazer, o que é importante é você se sentir bem. Se não existem limites claros sobre o que é certo e errado; se não existem valores absolutos; se tudo é relativo, então, para muitos a disciplina deveria ser aposentada como um expediente arcaico para o tempo pós-moderno. E os resultados dessa realidade são visíveis na conduta de nossos adolescentes e jovens. A família está como um barco à deriva num mar tempestuoso. Os pais estão perdidos, perplexos e confusos vendo a família naufragar. Os filhos, sem parâmetros e balizas, orientadoras de disciplina, estão se rendendo à uma licenciosidade perigosa, capitulando-se à devassidão. Choramos as consequências, mas não diagnosticamos as causas.
A Universidade Católica do Salvador possui um mestrado em ciência da família para habilitar vários profissionais a atuarem de maneira preventiva e mediadora. Creio que até a academia percebeu o caos que estamos mergulhados e procura fazer a sua parte. Mais do que nunca a bandeira da disciplina familiar deve ser levantada. A falta de disciplina traz corrupção. Onde não há limites, onde não há lei o povo se degrada. Por isso, a disciplina se faz necessária, porque todos nós temos uma inclinação para o mal. Precisamos aprender com o exemplo da águia. Ela coloca o ninho dos seus filhotes longe dos predadores. A águia não constrói o ninho em lugares onde os predadores tenham acesso fácil. Ela busca os lugares altaneiros para ali colocar o ninho. Muitos pais perdem seus filhos, porque colocam o ninho deles perto das feras perigosas. Queridos pais, onde vocês estão construindo o ninho dos seus filhos? Onde eles estão? Quem são os conselheiros de seus filhos? Quem freqüenta a sua casa com eles?
A águia também ensina seus filhotes através do exemplo. Muitos pais fracassam na disciplina dos filhos, porque ensinam uma coisa e praticam outra. Os filhos não veem coerência na vida dos pais. Quando o filhote da águia está na hora de sair do ninho, ela começa a voejar sobre o ninho, mostrando-lhe a necessidade de sair para as aventuras da vida. Ensinar o caminho é algo teórico, ensinar no caminho é uma lição de vida que requer exemplos e não teorias. Tens ensinado com tua própria vida e exemplo?
A águia ainda aplica a disciplina adequada aos filhotes na hora certa. Quando o filhote da águia não obedece ao comando para voar, e mesmo diante do exemplo se nega a sair do ninho, ela então, remove toda a penugem do ninho e deixa apenas os espinhos e farpas pontiagudas para acicatar o filhote. Tem hora que a única linguagem que os filhos entendem é a voz da disciplina. Há muitos pais que estragam seus filhos, hiper-protegendo-os. A disciplina é ato de amor. Ela visa o amadurecimento do filho. Ela produz fruto de justiça.
A águia vai às últimas consequências para disciplinar seus filhotes. Quando o filhote se recusar até mesmo a atender o expediente da disciplina, a águia toma uma medida radical. Ela pega o filhote do ninho com as suas possantes garras e arroja-o das alturas para o chão. Ele que nunca voou sozinho, cai de ponta cabeça, desesperado; e ela deixa. Quando o filhote está para espatifar-se ao chão, ela o toma novamente e o leva de volta para as alturas e novamente o arroja de lá. E faz isso, duas, cinco, dez vezes, até que o filhote aprende a voar sozinho. A lei da águia é: meu filho tem que ser meu discípulo. A águia não desiste do filho. Precisamos aprender essa lição, não podemos abrir mão dos nossos filhos.
Elvis Kleber de carvalho

56 comentários:

Unknown disse...

O mundo em que vivemos

No mundo modernizado,onde não há limites,está se formando uma nova geração de pessoas que não aderem os princípios e valores de gerações passadas.
Vivemos num mundo onde a disciplina não é mais valida,os pais não têm controle sobre seus filhos que vivem educados pelo novo padrão de sociedade,onde tudo é permitido,onde os ensinamentos da "rua" é bem mais importante do que os de casa.
Hoje as pessoas vivem sem disciplina,sem valores familiares,sem exemplos a serem seguidos e etc.
A humanidade encontra-se perdida e a pergunta q fica é:estamos no limite?


Alunas:Lílian,Jamily e Mariana 4°C

Jamille Queiroz disse...

Porque diariamente em cada família, em cada casa, mais e mais pessoas questionam a validade de lutar por certos objetivos que, há bem pouco tempo, jamais eram questionados. A que objetivos me refiro? Exatamente àqueles que, no seu conjunto, irão constituir a gênese da ética, a base moral dos filhos.
Na maioria das vezes, os pais agem movidos pelo mais legítimo e verdadeiro desejo de acertar, de dar aos filhos o que de melhor eles têm. Nem sempre porém o conseguem. Tomemos por exemplo, a situação vivida atualmente pelos brasileiros.
Como se sentem os pais vendo tudo a sua volta desmoronar? Se grande parte de nossos dirigentes mostra-se cada vez mais corrompida e corruptível, se o valor maior que parece imperar é apenas o de acumular mais e mais bens materiais, se o respeito pelo outro parece a cada instante diminuir, se a impunidade campeia, se o justo paga pelo pecador, se a lei parece proteger os que a violam, se a honestidade é premiada com o desprezo e a desconfiança, pensam os pais, como transmitir os velhos valores aos filhos? E para quê, se perguntam. Quantas vezes por dia vemos a falta de civilidade e de respeito ocorrer?
Frente a tudo isso, os pais, repentinamente, sentem-se receosos e inseguros.Junte-se a isso tudo a influência extremamente forte dos meios de comunicação de massa incentivando o consumismo e a adoção de valores materiais e imediatistas e poderemos, sem dificuldade alguma, compreender a situação em que se encontram os pais.


Clóvis, Jamille Queiroz

Unknown disse...

Os jovens atual estão com muitos problemas em relação a esse assunto.
Podemos nota que eles estão mais rebeldes se revolta com tudo que está na sua volta.
Muitos estão nesse problema porque os pais apoiam e acham bonito o comportamento dos filhos.
Eles lutam como badidos e destroi tudo o que ver pela frente, muitos deles cai na real que aquilo não é o que eles querem procuram medicos especialistas e muitos se traformam em maginas ou dependentes de drogas com comportamentos duentil.
Os jovens tem que ter uma base bem estruturada para ter uma visão de como é o mundo mais nem todos tem essa estrutura para forma a sua propria opinião sobre o mundo ou até mesmo sobre a sociedade que vivemos, é um problema que atingi todas as classes mais os uqe mais sofre são os de classe media e alta

TAMILIS 4AMILA

Unknown disse...

nos dias de hoje
muitas coisas se perderam no caminho da sociedade e uma delas são os valores da família,a diciplina entre outros.
Nos dias de hoje é muito facio nos ouvimos as pessoas falarem da perda dos valorea da família com por ex: filhos não respeita mais os pais, filhos comete delitos e os pais apoia. como podemos observa no caso da empregada domestica que os jovens espancaram um dos pais disse que sue filho era uma criança,e apoio o erro de sue filho, e só acha que é as pessoas que esta ao redor que é errado.
Mais uma das consequências desse problemas são a falta de limite e disciplina para com os jovens e adolescentes,a sociedade hoje deixa os jovens muito solto e os pais que tenta mostra a seus filhos os valores da família são vistos como c afona.
Até quando vai dura essa nova moda ou modelo de família onde ninguem se preoculpa com ninguem.
Se entre os animais que são inracionas á essa preocupação por que entre nos seres humnos não temos.

jessica disse...

A Sociedade está elfórica,jovens cada vez mais negligentes em relação ao convivio familiar e apressados em ter uma posição social,ou seja, em ser visto;trabalhar e ingressar na universidade e por isso o abandono do lar, e consequentemente o afastamento dos pais com filhos e em contrapartida a promiscuidade,prostituição,violência e o uso de entorpecentes.
Desde a infância aprende-se a falar as primeiras palavras:papai e mamãe, ao longo tempo o respeito entre ambos,porém este valores estão sendo perdidos .
Dificilmente vemos adolescentes falando pai,mãe,tio,tia,avó e etc e o pedido da bença na hora de dormir .Porém o principal fator não é a falta de tempo dos jovens também implica o desatento dos pais deichando a mercê do mundo, por ser tão globalizado acredita-se na aprendizagem de acordo com a violência.
E a consequência disso é a decadência da sociedade , o desemprego ,a marginalização,a violência que se traz muitas vitímas.



Alunas: Luciene e Jessica

Unknown disse...

Rebeca, Maiara e Ilze 3ºB

È difícil falar sobre valores, disciplinas e limites de uma sociedade onde os mesmos não estão em destaque. Nos séculos anteriores a igreja católica que tinha total poder e influência, colocava limites sobre a sociedade com fins de manter a integridade do conceito "família" que se baseava na importância dos valores morais. É claro que como toda sociedade, a contemporânea também tem seus limites e valores, mas estes não estão sendo prioridades em um mundo desenvolvido e cheio de problemas ecológicos e econômicos. Cada família no seu interior, que se encarregua de preservar seus valores e educar seus filhos para que não sejam corrompidos pela sociedade lá fora.

eder disse...

Nos século ante-rio limites e valores de uma sociedade era incentivada pela igreja católica.Já hoje em pleno século 21 na sociedade em que vivemos jovens adolescentes rebeldes fora do controle dos pais sem controle do seu modo de agir se entregam as ruas.As vezes por não ter uma boa disciplina pelos pais.Os jovens pensam em ter coisas boas como roupa de marca etc.E entram na marginalidade pensando que o mundo da violência ira lida uma boa vida financeira sem saber o que estar correndo e sem está ciente o que e bom ou ruim para se próprio.No meu ponto de vista a boa educação vem da família e cada uma deve se encarregar em impor limites e disciplina em seus filhos para que ele não seja excluído da sociedade como marginal uma pessoa mal vista pela sociedade.E muitas vezes jovens se entregam ao mundo da violência por não ter uma boa vida financeira e bons amigos que o incentiva a ser alguém na vida .As maiorias dessas causas também são falta de oportunidade de trabalho na sociedade.ivonilson3:b

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rosangela smity disse...

Talvez por causa da despreocupação na imposição de limites nos jovens, ou mesmo uma tentativa de conscientização sobre a importância do limite dentro das famílias, a nova geração estar nesse caos.
Os valores e princípios das gerações do passado são chamados pelos jovens de “cafona”, e quem tenta seguir os princípios de seus ancestrais, é discriminado pela sociedade, pois esses não se enquadram na “sociedade globalizada e capitalista atual”.
Às vezes os pais não querem criar seus filhos como foram criados, e por isso muitas das vezes acaba ultrapassando o limite no exagero de dar liberdade aos seus filhos.
Acreditamos que “religiões”, não é um ponto principal na ajuda dessa problemática, porém acreditamos que ajuda bastante na resolução desse problema, pois nas igrejas ouvimos falar de disciplinas que não são faladas em bares, boates nem mesmo em comércios.
Seria interessante que as escolas trabalhassem esse tema, pois a necessidade de combater a falta de princípios e valores é enorme.
Já que em casa não é suficiente o auxilio para melhora desses pontos, vamos ampliar nos espaços sociais.
Por isso queremos parabenizar a nossa professora “Ana”, por estar trabalhado um assunto tão importante no qual dificilmente paramos para falar.

Unknown disse...

A águia e a crise da disciplina -

O texto me chamou atenção para a questão da educação atualmente e o exemplo da águia disciplinando seus filhotes.

Eu como adolescente e acho que posso falar por todos, afirmo o fato de que os pais hoje não estão sabendo lhe dar e nem estão tendo espaço para disciplinar seus filhos.
Eles estão sempre procurando saber sobre nossas amizades, pra onde vamos e logo colocamos aquela velha disculpa de privacidade, o que acaba afetando-os por terem levado uma infância dura e sem liberdade. Não desejando o mesmo para nós, eles resolvem nos deixar mais avontade e gozarmos da vida já que não tiveram esse privilégio.
Tá ai o problema, muitos jovens acabam confundindo liberdade com libertinagem, esperdiçam a cofiança designados à eles fazendo ações inconsequêntes e muitas vezes irreparáveis.
À medida da águia parece pervesa, mas é desde cedo que se deve ensinar aos filhos o caminho certo e o quanto dura é a vida. Se hoje, tudo que eles tem e o que eles são foi fruto de uma criação dura, eles tem que continuar nessa trilha para que seus filhos sigam seu caminho.
Também achei viável o novo mestrado da católica, o Brasil precisa de profissionais capazes de lhe dar com o mundo dos jovens pois são esses que terão o nosso país nas mãos no futuro e o que ele menos precisa é de pessoas inconsequentes.


Autoriaaa: Rebeca Alves 3º B

Unknown disse...

O mundo contemporâneo passa por um momento em que as mudanças são muito expressivas. Diariamente, elas surgem, influenciam nosso ritmo de vida e modificam as relações entre as pessoas. Disciplina, hoje, é uma palavra considerada brega. Atualmente, a liberdade sem fronteiras predomina.
Nesse cenário, as pessoas se sentem inseguras em relação ao futuro das crianças e dos jovens. Pais não tem certeza de como educar seus filhos, pois consideram os valores transmitidos por seus ancestrais ultrapassados e se sentem indecisos em saber qual o melhor caminho a seguir.
Na escola, os professores também se sentem inseguros sobre como educar seus alunos. Muitos professores afirmam que os alunos perderam o respeito pelas pessoas e que já não sabem o que fazer.
Muitos jovens resistem em respeitar os limites e tem uma falta de compromisso com tudo e com todos.
Assim, os valores (como a disciplina) que predominavam em outras épocas são desconsiderados atualmente. Hoje, não existem limites claros sobre o que é certo e o que é errado e a disciplina já não é valorizada.
Saber lidar com liberdade e com disciplina ao mesmo tempo é o grande desafio da sociedade contemporânea. A família e a escola já não são consideradas referências para os jovens e já não possuem influência sobre os mesmos. Os limites são muito importantes no desenvolvimento do ser humano, pois lhe ensina a ter responsabilidades quando adultos.
A família é o núcleo básico e de muita importância na formação de qualquer ser humano. Todo o processo educativo se inicia na família, a escola dá continuidade a essa educação, mas é voltada para o processo de aprendizagem. Assim, família e escola devem estar unidas para trazer a valorização da disciplina novamente.
Como Rosângela citou em seu texto, devemos parabenizar a professora Ana Cristina pela reflexão, sobre os valores e limites, que ela nos proporcionou.

Andreia, Camilla e Daiane - 4º C

Anônimo disse...

As conseqüências do hoje vemos e presenciamos a todo momento nos noticiários é apenas o resultado da modernidade que somente traz prejuízos a sociedade que esta cada dia sendo composta por crianças criadas sem limites, sem conduta, sem exemplo familiar, sem os ensinamentos bíblicos e sem disciplina porque hoje, em algumas famílias quando um pai ou uma mãe entra no quarto dos seus próprios filhos é considerado uma invasão de privacidade. Os filhos não mais buscam orientações com seus genitores, seus pais por sua vez acham mais cômodo não criar clima com seus filhos e preferem deixá-los por sua própria conta e outros preferem só ameaçar reprimir e nunca orientá-los, guiá-los com seus exemplos.
Resumindo para uma família ser equilibrada não só precisa ter estrutura financeira e sim ter também uma estrutura emocional,social, religiosa, disciplinar e sobre tudo harmoniosa.


Deisyane, Rosany e Erivaldo 4º C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Minha Distração disse...

As mudanças são muito expressivas na sociedade conteporânea. A cada dia, surgem novas tecnologias que influenciam nosso ritmo de vida e alteram as relações entre as pessoas.
Diversas são essas mudanças como a crescente exigência para um aperfeiçoamento profissional e assim dedicam praticamente todo o seu tempo e atenção para isso deixando a educação de seus filhos em segundo plano. Isso acarreta filhos indisciplinados e sem limites que acham que podem agir como quiserem mesmo que desrespeitando os demais pois tem o apoio dos pais que agem assim para suprir a sua ausencia inicial na educação. Esse tipo de situação é ilustrada pela novela Caminho das Índias com o caso do jovem Zeca.
Os professores também estão em dúvida sobre quais caminhos seguir, professores afirmarem, que os alunos perderam o respeito pelas pessoas.
A entrada irreversível da mulher no mercado de trabalho tem provocado sensíveis transformações no modelo familiar. A família agora tem outra estrutura onde o número de filhos é cada vez menor assim como também a participação da mãe na educação.
Tanto a familia quanto a escola têm grande responsabilidade no desenvolvimento moral e ético das pessoas.

Alunos(as): Dielma Castro e Lucelia Almeida.

Unknown disse...

No mundo em que vivemos hoje, falar e impor disciplina é uma tarefa difícil, estamos numa sociedade onde disciplina é considerada coisa de gerações antigas. os grandes responsaveis pela educação dos jovens não estão sabendo cumprir bem seu papel.
É no convívio que a criança e o adolescente aprendem, através dos exemplos e atitudes dos adultos e ate mesmo dos momentos e influencias do dia-a-dia.
Além da falta de disciplina em casa entre pais e filhos muitos alunos também não se respeitam seus professores, e essa indisciplina prejudica o ensino e a aprendizagem.
Quem faz a educação acontecer somos todos nós, portanto cada um tem sua parcela de responsabilidade.
É essencial a educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina. Nossos valores definem quem somos e eles são fundamentais para a organização de uma sociedade.
São eles que guiam nossas ações e comportamentos e o mais importante é que influencia na nossa convivência com os outros.


Jociéli Moura, Cleidiane Arújo e Adriana Sandes 4° ano B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vivemos hoje numa sociedade que não conhece a palavra limite, onde não existe fronteiras para fazer o que você tem planejado em sua vida sendo bom ou ruim. Como a cada dia se descobri uma coisa nova, acontece o mesmo na cabeça de um jovem, sempre querendo buscar novos horizontes. Muitas vezes o seus pais já vem trabalhando numa educação, que promoverá ao seu filho uma boa ética no decorrer de sua vida, mais ver ele crescendo a cada dia, acompanhando a evolução do mundo e vendo que seu trabalho não está dando certo que a cada minuto está perdendo o poder de pai e mãe.
Uma criação arcaica muitas vezes nem é a solução para colocarmos limites em nossos filhos. Alguns pais recriam a criação que tiveram na sua infância cheia de limites, regras, que não estão conseguindo empôo hoje no século XXI.
Um grande alicerço hoje, para que se tenha uma boa criação é a família, mais a escola é um grande fator também, pois é lá que passará uma bom tempo de sua vida, e te proporcionará uma educação intelectual e moral.

Alunos: Diogo Santos, Flávio Lucas 4°B

Rodrigo Sayd 4° B disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Sayd 4° B disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Sayd 4° B disse...

" O mundo esta caminhando para realização do péssimo"

È notável que nas ultimas décadas os jovens estão trocando ou tirando o verdadeiro sentido de liberdade, pois acreditam que liberdade é o mesmo que libertinagem. E não é, pois a libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso, acabando por transformá-la em um veículo para prejudicar a si próprio ou aos outros. È como disse São Paulo: "Sei que posso fazer tudo, mas nem tudo me convém”, ou seja, a pessoa sabe que existem conseqüências associadas às suas ações. Já para nós libertinagem significa: um ato de inconsciente e de rebeldia egocêntrica, ou seja, de uma pessoa que acha que o mundo gira em torno dela, são pessoas insociáveis, e desagradáveis. Uma frase atualmente muito usada pela juventude: "Sei que posso fazer tudo e não tentem impedir-me". È triste mas verdade, pois estão na maioria das famílias, a LIBERTINAGEM, também característica principal da Nova Era ou do mundo pós-moderno, que aquele que é livre de verdade faz tudo o que der na telha. Mais o pior é que estão conseguindo afasta a juventude Deus, e como disse Fabio de Melo: “o mundo sem Deus é capaz de realizar o péssimo”. E podemos notar que estão caminhando para o PÉSSIMO, pois para a maioria Deus não liberta e sim aprisionar, esta é mentira bem contada pelos ATOAS.

Luis Fernando e Rodrigo, 4° B

Unknown disse...

Atualmente um aluno, mesmo sem freqüentar a universidade, pode permanecer três anos na pré-escola, oito anos no ensino fundamental e três anos no ensino médio. São, no mínimo, quinze anos de escolarização. Considerando todo esse tempo que o aluno passa na escola, não seria o caso de admitir que muitos aspectos organizadores da indisciplina são produzidos no próprio contexto escolar? Além disso, é preciso indagar se a indisciplina é constituída apenas por aspectos negativos.
O fato é que a disciplina e a indisciplina são dialeticamente constituintes das relações humanas e da dinâmica das instituições. Então, por que situá-las como algo externo e que não faz parte das relações interpessoais escolares? A disciplina que atualmente perpassa o meio escolar, como em décadas passadas, ainda está direcionada apenas ao desejo do professor de obter comportamentos de obediência dos alunos. Está dirigida ao um respeito unilateral, que tem como finalidade obter a tranqüilidade da sala de aula, o silenciamento e a passividade do aluno. Qualquer variação ao respeito unilateral é interpretada como ato indisciplinado e negativo. Diante desse quadro, o que fazer?
Penso que é preciso reorientar o debate para uma visão inclusiva da indisciplina no contexto escolar. Para uma análise mais completa e ampla

Alunos ALLAn, Vinicius e Hoberlan

Unknown disse...

A geração atual está sujeita a uma serie de fatores que influênciam o comportamento humanno.Conceitos esses responsaveis pela antecipáção do modo de vida dos jovens, trazendo com essa mudança consequencias que interferem na propria vida juvenil.
Os jovens de hoje querem provar de tudo que lhe é oferecido, no intuito de assim tornar-se "dono do seu nariz" ou seja alcançar sua liberdade.Cada vez mais cedo eles querem experimentar uma suposta liberdade, que o fará ter destaque perante os outros. Com isso acabam ficando expostos a perigos constantes, capazes de interferir de modo negativo em sua vida.
Com essa liberdade, eles se sentem atraidos por coisas perigosas, capazes de destruir indiretamente ou diretamente suas vidas.tais como: drogas, sexo descontrolado, alcool, tráfico, orgias e coisas que como essas com o passar do tempo trazem consequencias prejudiciais que destroem o direito de viver sua juventude.pois com a antecipação de comportamentos vem junto a responsabilidade de seus atos.
Com esse disturbio de conduta dos nossos jovens, nos deparamos com uma realidade bastante preocupante: jovens se perdendo e morrendo cada vez mais cedo, abortos costantes, DST's, Drogas, pais e maes imaturos e alto índice de violência. Tudo isso por causa da realidade em que nossos jovens vivem hoje e do sistema em que foram criados. Diante dessa situaçao a unica soluçao eficiênte é a concientização dos jovens para que assim não cometam atidudes que só irm prejudicar aos mesmos.

Unknown disse...

Concordo com os alunos(as) Deisyane, Rosany e Erivaldo do 4º C quando dizem: "As conseqüências do hoje vemos e presenciamos a todo momento nos noticiários é apenas o resultado da modernidade que somente traz prejuízos a sociedade...", pois creio que a modernidade traz beneficiostambem porem em menor proporçãp, por causa da propria realidade em que vivem.
Pode até ser que o que vemos a geraçao atual fazer, esteja diretamente relacionado ao modo em que foram criados, mas esse fator não justifica por completo esse disturbio pois como diz Skespeare "as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos." E um jovem não é mais uma criança e sabe muito bem o que traz beneficios e o que não traz.
portanto dig0 que a familia infuêcia mas não é responsavel pelo futuro dos seus componentes.

ass: Keline

Unknown disse...

VALORES, LIMITES E DISCIPLINA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

A definição dessas palavras é muito simples, valores significam: qualidade, importância, significação; e disciplina: organização, propósito; limites: extremo, fim.
Para entendermos esses conceitos precisamos de uma analise critica do meio que estamos inseridos. Na sociedade atual que vivemos, também chamada de sociedade contemporânea, esses termos em relação a nos seres humanos estão cada vez mais escassos, ou quase impossíveis de se achar.
Devido à evolução da sociedade em um todo, a humanidade, também, como parte dela foi evoluindo. E valores, limites e disciplina viraram sinônimos de conceitos raros.
Mas isso é por causa das instituições que se tornaram cada vez mais frágeis, um fator que influencia na deteorização de conceitos cada vez mais inexistentes. O exemplo da família, principal base formadora do ser humano, e que está irreconhecível ao longo dos tempos.
Mas os pais e as mães impõem limites, disciplina e nos agrega valores, com intuito de educar e nos preparar para o mundo, pra que sejamos adultos honestos e educados a ponto de não cometer os mesmos erros que um dia eles cometeram por falta de conceitos tão simples e capazes de transformar o destino do ser humano.
Então, até quando valores, limites e disciplina são importantes para os seres humanos?
Quando o individuo tem limites, não significa se restringir do mundo ou das coisas boas, mas, saber lidar com situações que será o decreto do bom ou ruim em sua vida.
A disciplina, não é ser rígido de mais, porém, centrado, uma pessoa de visão, organizada com propósitos e metas.
Valor é ter importância pra si mesmo, sabendo os seus defeitos e qualidades a ponto de reconhecer que é capaz, independentemente do que o outro pensa ao seu respeito, pois o que faz um individuo não é os pensamentos dos outros, mas o que ele é diante dos mesmos.
Esses conceitos existem, embora estejam esquecidos, mas acabam nos fazendo pessoas melhores em uma sociedade caótica, onde é muito difícil ter uma melhora nas atitudes cognitivas. Claro que o excesso do egocentrismo, disciplina e limites não são tão fácil de incluir em nossa vida, porém um pouco de cada nos tira da condição de gente para condição de pessoas.

Um dia passaremos a entender o suficiente a lógica dos conceitos.
( Almir Baraúna, Joelson Vieira e Ivonilson Santos).

Unknown disse...

"Eu concordo com Keline quando ela diz que Os jovens de hoje querem provar de tudo que lhe é oferecido,querendo assim alcançar a sua "liberdade".Algo muito interessante no texto é quando é abordado a questao da aguia,onde o filhote não obedece ao comando de voar,sair do ninho...ele fica sujeito a ficar no ninho sem penugem,apenas sobre espinhos e farpas pontiagudas,isso deveria servir de exemplo para os pais que estao perdidos educar seus filhos no mundo onde disciplina não é um a boa palavra que encaxa muito bem,os pais deviam fazer que nem a aguia,que deixa que seu filho aprenda a ver que exitem limites e que nem tudo que da prazer é o certo,afinal educação começa de casa!

JAMILE E NATALLY 3°A

MARIVAN disse...

A Família como base de tudo
Os jornais noticiam: “idoso é espancado até a morte por filho viciado,Adolescente mata os tios com a ajuda do namorado, pai joga bebê recém-nascido num saco plástico, etc. Esta é a triste e assustadora realidade da sociedade atual, pintado com sangue, violência e total desprezo a qualquer tipo de valor familiar moral. Mas a pergunta que não quer calar é: Até onde vai tudo isso e como a sociedade chegou a um estado tão lastimável?
Durante os últimos anos da história da humanidade, a maneira de viver vem sofrendo alterações a cada momento; novas tecnologias e invenções fazem do mundo ultra-moderno fácil de mais para viver. Horas e Horas em frente a televisao substitui a conversa entre família, o computador acaba virando o pai e a mãe dos adolescentes, e se tem alguma dúvida relacionada a qualquer tema logo vão pedir auxilio ao computador, que ensina muitas das vezes de maneira incorreta, os país não aconselham mais seus filhos, Em conseqüência disso tudo, deixa-se de lado uma das bases principais capaz de definir o carater e a moral de qualquer ser humano; estamos falando da família, essa instituição que está falindo a cada dia devido as novas tendencias do mundo pré-moderno, onde conceitos de moralidade acabam se transformando em babaquise e cafonice na mente de jovens que acham que podem tudo e que a liberdade é a principal linha de pensamento.
É, a realidade do nosso mundo poderia ser bem diferente, talvez a violencia que se alastra pelos bairros e cidades teriam tomados proporçoes menores se fosse dado maior atenção a Família.
A personalidade dos jovens é transformada e moldada seguindo um criterio sujo e sufocador de um mundo traiçoeiro. Assim o futuro da humanidade se encontra a deriva, já que a família que é responsavel na formaçao dos conceitos morais passa a ser tida como atrasada.
Enquanto a família não for vista como ponto principal na vida de um ser humano, o futuro da humanidade torna-se incerto e duvidoso.
(ALUNOS DARLAN E MARIVAN, WASGHITON ) 4° ANO B

Ridson lucas disse...

Como cita o grupo de marivan a família e ponto principal na vida do ser humano a maneira como qual o jovem será disciplinado ele carregará pro resto da sua vida.A sociedade em que vivemos está passando por um processo de mudança continuo principalmente nas relações familiares entre pais e filhos. Os pais estão perdendo o controle de como disciplinar seus filhos de maneira correta. Os filhos estão querendo cada vez mais liberdade de escolha aderindo os ensinamentos fora de casa, aprendendo nas ruas o que os pais não teen oportunidade de ensinar. E claro que na maioria das vezes aprendem de maneira incorreta. Principalmente Jovens que moram em bairros periféricas entram em contato com gente de todo tipo tanto pessoas boas como pessoas más, O uso, tráfico de drogas e roubos entre adolescentes aumenta cada vez mais. Pos isso como na lição da águia todos os pais devem ficar atentos a quem entra em contato com seus filhos, onde eles estão, pois quanto mais tarde e pior. Filho e filho, os pais não devem abrir mão de seus filhos independente de qual estado ele esteja, pois para cada problema sempre terá uma solução cuide bem de seus filhos sabendo disciplinar de maneira correta para colher bons frutos num futuro próximo.

RIDSON, ALAN, ADRIANA.

Unknown disse...

A geração atual,é moderna e cheia de manias,procura levar a vida da maneira mais divertida possivel,poremesse tipo de diversão chega a não ter disciplina,e a passar dos limites.
ressumindo,essa geração atual é muito incossequente,devido principalmente,a diverssos tipos de,como,familia e sociedade.
A faltapreparo para formar e conduzir uma famila é uma das principais causas pois,pais sem preparo e sem responsabilidade não podem passar paras seus filhos disciplina e limites dai esses vão passar a ser despreparados e inrresponsaveis.
A sociedade por sua vez tambem passa a ser uma das principais causas da falta de disciplina e limites da geração atual,ela se opõe contra a volência,contra as drogas,contra o aborto,etc... mais com certeza eles não procuram saber como foi a infância desse jovem nem como ele foi educado.Então la no fundo ela pode ser uma das causadoras da forma de como é a nova geraçã, a geração "moderna".

Unknown disse...

Ana faltou falar quem era meu grupo elder murilo,luis claudio,vicios.
obrigada...

Unknown disse...

nos vivemos no mundo que gha violência em toda parte,hoje a muitos jovens que participam dos grandes indice de violêcia que nosso planeta vive,sera que isso não se da pelo fato de que esses jovens possam não ter país que lhes demostracem o que realmente é o mundo atual.
Tambem pode ser abordado que o tempo deles é bem difentes dos que vivemos hoje mais sem duvidas,a educação pode ser o tema principal para mudar essa forma de vida que a nova geração vive,uma geração sem sentido do que relmente é o mundo.tudo pode depender da forma pelo qual nossos pais foram educados,e da forma como vamos ser educados,lembrando que essa educação começa ants de nascermos.
Apenas a educação pode da uma luz ao futuro dos jovens.

alunos:mailson,danieltos

Unknown disse...

O autor faz uma excelente comparação do mundo animal, com o mundo em que vivemos, por que com a modernização da familia se perde o respeito com seus criadores. Perdendo a valorização regras, os filhos de hoje saem sem ao menos falar com os pais onde estão, ao contrario da aguia que ensina a seu filhote voar,os novos filhos querem voar sozinhos cada vez mas cedo.
alunos; SEKÃO(LUAN)JÓ E ZECA.

Unknown disse...

Atualmente o entendimento entre os membros da família torna-se cada vez mais difícil. A rápida inclusão da sociedade tem gerado conflitos dentro e fora da família. No âmbito familiar, um dos maiores conflitos entre pais e filhos se dá a partir do momento em que o pai e mãe não dedicam muito tempo e atenção aos seus filhos e acabam tentando recompensar suas ausências com recompensa materiais.
O texto aborda que, com a decadência da disciplina na sociedade pós-moderna, a família não sabe qual a direção seguir, os pais totalmente desorientados, os filhos estão se rendendo a uma liberdade perigosa, que na maioria das vezes os levam ao abismo. Toda essa falta de rumo pelo qual passa a família, na verdade, é reflexo dos erros dos pais que não procurou estabelecer bases de relacionamentos, em que a sua autoridade parece de forma contundente e essa falta de autoridade tem feito com que os filhos vejam a liberdade como o direito de se fazer o que se quer.
Nessa perspectiva de liberdade exagerada, surge os problemas sociais mais agravantes, a marginalização, é um dos que mais cresce na sociedade atual, fruto dessa concepção de mundo moderno, que afirma que o importante é ser feliz. Só que essa felicidade, na maioria das vezes, torna-se em tristezas, pelo fato de que a falta de disciplina familiar leva os filhos a seguirem caminhos sem volta.
Paralelo a toda essa falta de organização familiar, o texto, disciplina, valores e limites da sociedade contemporânea, enfatiza a organização e os cuidados que a águia, apesar de ser um animal irracional, tem com os seus filhotes. Isso nos faz refletir que os cuidados que os seres humanos têm com os seus filhos tornam-se insignificantes quando comparados a alguns animais. No caso da águia, percebe-se que ela é rígida com o seu filhote, no que diz respeito aos ensinamentos, procura ensinar a todo instante o que o seu filho necessita para sobreviver e conquistar a sua independência.
No âmbito familiar, o resgate da disciplina torna-se necessária para que possamos buscar o caminho certo a ser trilhado. Pais e filhos precisam conviver harmoniosamente, visando a conquista da paz familiar e para isso é relevante que os pais não abram mão dos seus filhos, ou caso isso ocorra, o mundo ficará incumbido de realizar a sua tarefa, só que de forma “errônea”.

ALUNOS: MAICON ELVIS, KLEIBSON PEREIRA E RUY BACELAR

alisson disse...

A influencia do mundo modernizado, está destruindo muitas familias, pois se tem o pensamento que o ruim,so acontece com os outros os pais tem um pensamento egoista que o seu filho nunca é o errado mais são influenciados por outros.
Por isso que se deve ter displina, e saber apoiar e por limites em seus filhos.

Alisson luiz

pedrossantana disse...

O que seria falta de limites ? Seria apenas uma brincadeira de mal gosto? Seria apenas uma piada inconsequente ? Seria mais uma saída até tarde ?
As pessoas, principalmente os jovens perderam uma das coisas que mais eram prezadas em épocas passadas, o bom senso. Não o bom senso pra tomar atitudes, mas o bom senso de fazer com que uma comunidade seja um lugar habitável onde pessoa seja tratada como pessoa e não como um animal.
Nós hoje estamos apenas curtindo um trabalho que foi feito à décadas atrás por pessoas que lutavam por uma liberdade que seria usada como uma fonte de crescimento populacional, intelectual e social e que simplesmente faria com que as
pessoas pudessem ter direitos que as livrassem de injustiças cometidas naquele tempo.
E hoje o que acontece é que para acobertar os erros as pessoas estão usando desse direitos. Se formos parar para analisar, a primeira coisa que uma pessoa que é levada a jugalmento na maioria dos casos consegue é a liberdade provisória, depois com algumas lágrimas nos olhos convercer um bando de jurados que se comovem com atitudes superficiais de pessoas que cometeram erros e não estão nem aí para pagar por esses atos. Com isso uma sensação de poder emana de cada pessoa o que acarreta numa edestruição dessa mesma e de quem o circunda.
Nos dias atuais é muito mais fáil você chegar pra alguém e dizer que ele pode fazer o que ele quiser do que você chegar e falar somente o que ele pode fazer, e com isso, uma falta de principios e de ética faz com que na maioria dos casos pessoas inocentes percam suas vidas por causa de um "liberdade" insana e impensável.
Não jugo as pessoas que fizeram essa liberdade ser realidade por que elas não sabiam que isso ia ficar assim.
Pedro Santana, Joserlan Suzart e Thiago Francisco (3ºano B)

Dayane Veras disse...

Disciplina, limites e valores da atual geração

o jovem atualmente tem sido alvo de muitas pressões.Pressões impostas pela familia, pela escola, pelos amigos e principalmente pela sociedade.Esta cobra muito do individuo, estudo, responsabilidade, dedicação etc.Muitas dessas cobranças são de extrema importância, pois impulsiona o jovem a buscar novos horizontes, conhecimentos diversificados que irão contribuir para a sua formação e capacitação.
Porém existem as influencias negativas que, na maioria das vezes sua impostas pelo fator: amizade. Esta muito perigosa quando se trata de influencia pois pode levar o jovem ao uso de drogas, vioência, oborto, sexo precoce, drogas, traição, alcooloismo e inresponsabilidade dos jovens para a desvalorização da sua familia e a deixar de lado as suas responsabilidades tais como: estudo, trabalho além de comprometer o seu relacionamento familiar.
Para precaver os jovens desse risco se faz necessário a disciplina e o limite, e estes devem ser propostos pela família e escola.
Todo ser humano precisa de disciplina e limete para que seus valores etnicos e morais, entre outros prevaleçam.
Esses valores devem ser valorizados e pregados, pelos pais, educadores ou responsáveis de alguma forma pelo futuro dos jovens e adolescentes dessa nação.

Equipe: Marcia, Mírian e Gilson 3º Ano A

Dayane Veras disse...

Foi informativo o texto de Mailson e Danielton apesar de ser curto mostrou q a educação vem de cedo e os jovens absorvem desse conhecimento para viver a realidade no mundo atual.

Equipe: Marcia, Mírian e Gilson 3ª Ano A

Dayane Veras disse...

O texto de Elder Murilo mostra exatamente que os jovens da geração atual não tem responsabilidade de arcar com seus erros e sempre busca as drogas e o oborto como solução.

Equipe: Marcia, Mírian e Gilson

Dayane Veras disse...

o Texto de Keline aborda pontos acontecido na nossa realidade onde mostra que de tudo os jovens querem experimentar e se achar dono de tudo pois ñ é bem assim as consequencias vem mais tarde ou até cedo de mais.

Equipe: Márcia, Mírian e Gilson

vaneiza disse...

comentário:
Concordamos com os alunos Elder Murilo, Vinicios e Luis claudio do 3°A, quando dizem que "A geração atual,é moderna e cheia de manias,procura levar a vida da maneira mais divertida possivel,porem esse tipo de diversão chega a não ter disciplina,e a passar dos limites.
" pois atualmente os jovens fazem tudo aquilo que lhes dão prazer. Sendo assim cremos que isto acontece porque a familia não impõem limites necessários, ou seja esta falta de disciplina proporciona aos jovens a conviverem com situações constrangedoras que afetam a sociedade em geral.

ass: vaneiza, Sueli e Patrícia do 3°A.

vaneiza disse...

Texto:
Atualmente tem predominado na geração contemporânea a cultura da indisciplina, falta de valores e violência. fatores que trarão uma imagem totalmente negativa para a sociedade.
Hoje uma grende porcentagem dos jovens estão iniciando muito cedo o uso de drogas, e consequentemente passam a conviver com uma série de problemas como tráfico e violência que afetará todos ao seu redor.
A novela Caminho das Índias de Gloria Perez retrata essa questão de indisciplina entre os jovens, no entanto percebemos que eles apesar de erros gravissímos tem todo o apoio dos pais em suas atitudes.
O meio de convivência também é um fator que muitas vezes acaba influênciando os jovens, além disso pode-se citar como causa principal a falta de limites que os pais impõem.
Portanto a melhor maneira para acabar com os problemas que a juventude esta enfrentando é impor limites, de forma que a criação de acordo com os valores e virtudes minimizem assim os problemas da juventude.
ass: Vaneiza, Patrícia e Sueli do 3°A.

Unknown disse...

Valores familiares

Os valores familiares possuem grande importância, que com o passar do tempo vem se corrompendo e modificando. Esses valores estavam presentes nas famílias patriarcais, que eram repassadas de forma contínua para seus descendentes.
Devido a algumas mudanças que vem surgindo, sejam elas, sociais, culturais ou econômicas, o ser humano passou a esquecer a essência dos valores familiares, dando espaço à liberdade sem preocupar-se com as pessoas.
Com tantas mudanças as famílias não têm dado tanta importância a seus filhos, que por sua vez são as futuras gerações. Deixando para as escolas e babás a responsabilidade de educá-los. Sendo assim percebem-se adolescentes e jovens agressivos, infelizes e egocêntricos.
Observa-se que todas essas mudanças estão ligadas, sendo impossível inverter plenamente este quadro.

Luana, Nathalya e Sheyla. 4º Ano B

Unknown disse...

Família: Escola de cidadãos

o berço familiar é o melhor lugar para criarmos crianças de boa índole. Neste meio é desenvolvido todo o ser de um jovem, sua moral, seus costumes e suas condutas.
contudo quando este meio está ameaçado por influências negativas há um desequilibrio no meio familiar, que consequentemente estará atingindo a sociedade.
Se a familia, ou seja, pai e mãe nao educam seus filhos, o que poderá esperar do futuro dessas crianças e jovens que vivem em constante alienação? tudo continuará refletindo em desordem, prostituiçaõ infantil, abondono, abortos, drogas e muitos outros problemas que afligem a nossa sociedade.
Os jovens que crescem em um lar destruido, terá poucas chances de alcançar um futuro feliz, de alguma maneira ele estará carregando consigo marcas profundas de uma familia arruinada!
Portanto se faz masi que essencial a disciplina para nossos jovens e crianças, contudo um lar de amor e carinho com uma leve dose de autoridade trará resultados surpreendentes.
É urgente a reciclagem de nossas familias para termos um futuro melhor, com mais amor e para isso apresentamos o melhor caminho, A BUSCA PELO SUPREMO CRIADOR DO UNIVERSO: DEUS.
EDINETE, ELIAS E DANILO. 4°ANO A

Unknown disse...

No mundo em que vivemos hoje as palavras, disciplina,limite e valores,essas três palavras na sociedade contemporânea estão esquecidos.E hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas com esses conceitos,ao longo dos anos cada vez mais esquecemos coisas tão simples que nos faz seres humanos melhores.
Isso vem acontecendo por causa da evolução da sociedade,que como uma parte dela os seres humanos acabam evoluindo adaptando seu modo de viver,e ocasionando na inexistência e deteriorização desses conceitos. E como uma das causadoras dessa falta de limites,disciplina e valores, está as instituições que compõem a sociedade que está cada vez mais frágeis e debilitadas, ah também temos as famílias onde hoje os pais não estão agindo com a razão e sim com a emoção e acabam deixando seus filhos a mercê de certas coisas,e não percebem que acabam prejudicando os seus,ao invés de ajudar.Sabemos que o berço familiar é o principal formador de seres humanos,ou melhor, do individuo em si.
Desde o principio a liberdade humana realiza no contexto da sociedade,e ela está tão competitiva,individualista e corrida,que esquecemos cada vez mais dos valores,disciplina e limites que nossa sociedade tem.
E se nos não nos dermos conta esses conceitos vão ser extintos da nossa vida,do nosso cotidiano ou melhor da nossa sociedade.
Se é que podemos dizer que esses conceitos ainda existem.

Alunas:
Rosilane Santana e Clécia Araújo
3°B.

Unknown disse...

A educação começa cedo e tem que começar em casa. No mundo em que nos encontramos com certeza é muito difícil educar os filhos e isso é um grande problema que os pais enfrentam, muitos não conseguem impor limites e isto é um ponto fundamental para o crescimento e o comportamento no futuro. Os pais estão recorrendo cada vez mais aos livros de auto-ajuda, palestras e qualquer outra informação que os ajude a melhor compreender e educar seus filhos.
Os limites necessários para uma boa convivência onde o filho aprende não só a fazer o que precisa, mas também a respeitar os pais, a ter um sentimento de gratidão.Os pais tem que serem os melhores amigos de seus filhos, porque não adianta ser pai, e o filho ir procurar um conselho do seu melhor amigo que está fora de casa, e acabam tendo vergonha quando seu pai lhe pergunta uma coisa íntima de sua vida e seguindo conselhos errados,porque muita das vezes o errado dito por uma pessoa que nós confiamos se torna o certo.
Não podemos prender, mas podemos disciplinar e impor os limites, pois só assim vamos por consciência do que é certo.
Os bons exemplos estão aí para serem seguidos mas a mídia dona da confiança de todos destaca mais os maus e acabam construindo na nossa cabeça uma visão de um mundo destruído e sem valores.
Alunos: Sillas e Joserlan.3°B

Unknown disse...

Disciplina limites e valores da sociedade contemporânea
Nos dias de hoje os valores, ou seja, aquilo que agente acredia, quase que não existem mais, pois a regra hoje em dia é viver o agora sem pensar nas conseqüências que virão amanhã, assim muitos jovens vivem sem limites. Alguns participam de rachas, badernas e confusões outros se envolvem na criminalidade, esse mal não atinge só os jovens de classe baixa, atinge também jovens com boas condições de vida e que tinham tudo para brilhar futuramente, mais muitos deles preferem curtir a vida sem noção dos seus atos.
Muitas vezes quem leva a culpa por esses atos inpessados são os pais, não que eles não tenham suas parcelas de culpa, pois existem pais que protegem seus filhos e nao deixam que os filhos aprendam com seus erros. Para educar uma criança muitas pessoas acham que a única coisa necessaria é o dinheiro, assim dão tudo que os filhos querem, enquanto se é preciso saber que nem sempre a vida nos dá o que queremos e que temos que lutar pelos nossos interesses.
Outros pais querem dar aos seus filhos a educaçao que não tiveram e acabam sobrecarreagando as crianças de atividades , trabalham de mais para poder proporcionar aos seus filhos o que não tiveram.
Na verdade, o que é preciso para se educar uma criança é tempo, paciência, exemplos e muito amor, dessa forma as crianças aprenderam a pensar mais no futuro, a serem mais realistas e humanas quem sabe assim teremos uma sociedade melhor.
COMPONENTES: ELTHON MOUGLAS, JOSINEY BATISTA, JUCILENE ALVES. 4 ANO B

Mikaelle disse...

[Comentário]

Realmente concordo com Pedro Santana, Joserlan Suzart e Thiago Francisco (3ºano B)
Os jovens não são ingênuos, o que falta mesmo é o bom senso que foi perdido.
Falta de bom senso que faz a tal ‘liberdade’ se encontrar tão banalizada.
Fica claro também quando dizem que realmente nos dias de hoje, é mais fácil você chegar até alguém e mandar ela fazer o que quiser, do que mostrar o que ela apenas pode fazer, afinal hoje em dia o certo e o errado se tornou banalizado, porque todos estão cegos pela falta de bom senso.
Realmente os jovens não sabem lidar com a tal da liberdade, isso se tais já a conquistaram, liberdade não é se alcoolizar numa festa ou se drogar e se sentir dono mundo, a aponto de humilhar, matar o próximo. A liberdade começa com o entendimento de saber que o mesmo direito que você procura, um outro alguém tem e procura ter.

Mikalle Silva ( 3° ano A)

Mikaelle disse...

Disciplina, limites e valores da geração atual.

(Texto)
A geração atual vive sob o lema de que ‘ bonito é ter atitude’, o único problema é que essa atitude passou a esta vinculada e representada pelo uso de drogas, práticas de violência e os mais diversos tipos de conseqüências como: sexo precoce, aborto, etc..
É preciso mostrar aos jovens os limites dessa ‘atitude’. A geração vem ficando cada vez mais individualista, onde o EU, passou a ter mias valor do que o NÓS, e o mais importante é a satisfação pessoal não junto aos outros, e sim perante a tais.
Torna-se necessário formular as fórmulas de disciplinas atuais, com base nas mudanças, afinal os tempos são outros, as pessoas e o mundo ao nosso redor se encontram em constante mudança A forma de disciplina que educou nossos pais, não podem ser tanto eficazes nos dias de hoje, porque não só o ambiente, mas as pessoas e suas idéias e valores também mudaram.
A principal base, que um jovem ainda pode ter impondo, disciplinas, limites e valores a eles, é a família. Família essa que nos dias de hoje se torna cada vez mais banalizada a visão que as novas gerações surgem tendo dela.
Um dos principais problemas da geração atual se encontra também, nas imperfeições, presentes nas famílias dos dias de hoje. Realmente os tempos mudaram, mais o termo ‘ a educação vem de casa’ sempre foi dos mais atuais. Os valores dos jovens se encontram também na atenção da família, em se preocupar em mostrar o que é certo ou errado, em dizer um ‘não’, em se buscar a educação dentro de casa dos seus filhos, para tais não terem problemas com mundo lá fora.
A culpa não esta só na família, a nova geração vem se tornando cada vez mais difícil de lidar, e mais difícil que isso é manter um entendimento entre essa geração e a geração dos seus pais, por exemplo. Os jovens estão cada vez mais na busca de experiências, diversão, independente de qualquer coisa, onde a razão que predomina é o prazer pessoal.
‘Liberdade’ acho que a palavra é essa, os jovens querem é isso. Os jovens não querem limites pra viver, querem se sentir capazes, infelizmente junto a isso não assumem as responsabilidades da almejada liberdade, onde gera conseqüências devido a falta de limites.
Muitas vezes saber o que é certo ou errado, o que é bom ou ruim, não se torna suficiente para as gerações atuais, porque a prática quando comparada ao prazer pessoal, se torna inferior entre os jovens.
O que precisamos é de bom senso nesta atual geração, para que todos tenham responsabilidade de arcar com as conseqüências dos seus atos. Afinal todos de alguma forma sabem o que é certo ou errado, ninguém é ingênuo, o que vem faltando mesmo é bom senso, educação e valores em cada um, para saberem interpretar isso.


Mikaelle Silva ( 3°ano A)

Mikaelle disse...

[Comentário]

Realmente concordo com Pedro Santana, Joserlan Suzart e Thiago Francisco (3ºano B)
Os jovens não são ingênuos, o que falta mesmo é o bom senso que foi perdido.
Falta de bom senso que faz a tal ‘liberdade’ se encontrar tão banalizada.
Fica claro também quando dizem que realmente nos dias de hoje, é mais fácil você chegar até alguém e mandar ela fazer o que quiser, do que mostrar o que ela apenas pode fazer, afinal hoje em dia o certo e o errado se tornou banalizado, porque todos estão cegos pela falta de bom senso.
Realmente os jovens não sabem lidar com a tal da liberdade, isso se tais já a conquistaram, liberdade não é se alcoolizar numa festa ou se drogar e se sentir dono mundo, a aponto de humilhar, matar o próximo. A liberdade começa com o entendimento de saber que o mesmo direito que você procura, um outro alguém tem e procura ter.

Mikalle Silva ( 3° ano A)

Mikaelle disse...

Disciplina, limites e valores da geração atual.

(Texto)
A geração atual vive sob o lema de que ‘ bonito é ter atitude’, o único problema é que essa atitude passou a esta vinculada e representada pelo uso de drogas, práticas de violência e os mais diversos tipos de conseqüências como: sexo precoce, aborto, etc..
É preciso mostrar aos jovens os limites dessa ‘atitude’. A geração vem ficando cada vez mais individualista, onde o EU, passou a ter mias valor do que o NÓS, e o mais importante é a satisfação pessoal não junto aos outros, e sim perante a tais.
Torna-se necessário formular as fórmulas de disciplinas atuais, com base nas mudanças, afinal os tempos são outros, as pessoas e o mundo ao nosso redor se encontram em constante mudança A forma de disciplina que educou nossos pais, não podem ser tanto eficazes nos dias de hoje, porque não só o ambiente, mas as pessoas e suas idéias e valores também mudaram.
A principal base, que um jovem ainda pode ter impondo, disciplinas, limites e valores a eles, é a família. Família essa que nos dias de hoje se torna cada vez mais banalizada a visão que as novas gerações surgem tendo dela.
Um dos principais problemas da geração atual se encontra também, nas imperfeições, presentes nas famílias dos dias de hoje. Realmente os tempos mudaram, mais o termo ‘ a educação vem de casa’ sempre foi dos mais atuais. Os valores dos jovens se encontram também na atenção da família, em se preocupar em mostrar o que é certo ou errado, em dizer um ‘não’, em se buscar a educação dentro de casa dos seus filhos, para tais não terem problemas com mundo lá fora.
A culpa não esta só na família, a nova geração vem se tornando cada vez mais difícil de lidar, e mais difícil que isso é manter um entendimento entre essa geração e a geração dos seus pais, por exemplo. Os jovens estão cada vez mais na busca de experiências, diversão, independente de qualquer coisa, onde a razão que predomina é o prazer pessoal.
‘Liberdade’ acho que a palavra é essa, os jovens querem é isso. Os jovens não querem limites pra viver, querem se sentir capazes, infelizmente junto a isso não assumem as responsabilidades da almejada liberdade, onde gera conseqüências devido a falta de limites.
Muitas vezes saber o que é certo ou errado, o que é bom ou ruim, não se torna suficiente para as gerações atuais, porque a prática quando comparada ao prazer pessoal, se torna inferior entre os jovens.
O que precisamos é de bom senso nesta atual geração, para que todos tenham responsabilidade de arcar com as conseqüências dos seus atos. Afinal todos de alguma forma sabem o que é certo ou errado, ninguém é ingênuo, o que vem faltando mesmo é bom senso, educação e valores em cada um, para saberem interpretar isso.

Mikaelle Silva ( 3°ano A)

Unknown disse...

o distanciamento dos jovens dos costumes e da realidade tradicional fez surgir discussões a respeito da conduta dos mesmos. Atualmente percebe-se que o jovem tem comportamentos que realmente ultrapassam as ponderações necessárias para o convívio social e principalmente familiar. Segundo Elvis Carvalho A lei que prevalece hoje é: faça o que lhe dá prazer, o que é importante é você se sentir bem, e que isso é prejudicial as relações sociais. Desde quando os jovens se adequem a esse pensamento de uma forma que respeite o espaço do outro, sendo esse outro seus pais, esse pensamento é válido, vive-se um momento diferente, não estamos mais no modelo de familía patriarcal, nuclear, onde o pai manda em tudo e em todos. OS valores eles tem que ser respeitados em qualquer época ou em qualquer tempo sim, mas não é seguindo exemplos e repetindo histórias dos pais ou avós que necessariamente essa situação vai mudar.
CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ KELINE. quando ressalta que a família exerce influencia sobre os jovens, mas não define o seu caráter e não totalmente o seu futuro.
os jovens tiveram maturidade suficiente para reivindicar os seus direitos, e aí destacamos de forma significativa a ditadura de 64, e porque não terão a mesma maturidade para reconhecer atualmente os seus gestos negligentes e improdutivos para com o convívio social?
È preciso mudar a situação, claro mas a forma não é ensinar o que deu certo no passado, é moldar essa juventude para que ela acompanhe o desenvolvimento tecnológico social e cultural da sociedade, sem extinguir esses valores que independente tecnologia de ponta ou subdesenvolvimento são universais. Os pais precisam é educar seus filhos desde pequenos, não tentar cartigá-los quando já estão perto da maioridade, pois o ser humano por si próprio tem um espirito revolucionarios principalmente nessa fase da vida.

By: Dagmar...Vanda...Elcy (4ª A)

Danilo Alves disse...

O texto postado por Pedro Santana, trás uma nítida percepção de uma comparação entre o passado e a realidade, fazendo uma crítica voraz a falta de limites imposta hoje no atual momento. Duas de suas afirmações nos chamaram atenção, onde diz que:
[...] os jovens perderam uma das coisas que mais eram prezadas em épocas passadas, o bom senso. Não o bom senso pra tomar atitudes, mas o bom senso de fazer com que uma comunidade seja um lugar habitável onde pessoa seja tratada como pessoa e não como um animal.
[...] Nos dias atuais é muito mais fáil você chegar pra alguém e dizer que ele pode fazer o que ele quiser do que você chegar e falar somente o que ele pode fazer, e com isso, uma falta de principios e de ética faz com que na maioria dos casos pessoas inocentes percam suas vidas por causa de uma "liberdade" insana e impensável.

DANILO, EDINETE, ELIAS. 4 ANO A

Anders disse...

Concordamos com Andreia, Camilla e Daiane (4ºC) quando dizem: “a família é o núcleo básico e de muita importância na formação de qualquer ser humano. Todo o processo educativo se inicia na família...”
Sem dúvida a família é base fundamental do ser humano. É nela que os indivíduos recebem lições de profunda importância que os fundamenta durante toda vida. Mas, nem sempre a família é moralmente estruturada o suficiente para educar seus filhos. Os defeitos dos jovens e da sociedade atual (falta de limites; individualismo; indisciplina; busca do prazer em detrimento do lado moral) são uma conseqüência das falhas cometidas pelos pais na instrução de seus filhos.
Estes pais (como Elvis Kleber de carvalho coloca acertadamente em seu texto) são muitas vezes hiper-protetores, incoerentes ou até mesmo negligentes em relação aos seus filhos. Isso é o que possibilita as transgressões morais e de valores que verificamos atualmente.
A família é como o alicerce de uma casa. Se este não existir ou for defeituoso a casa desaba. O individuo oriundo de uma família desorganizada, que não foi adequadamente instruído por seus pais, sobretudo através do exemplo, degenera-se moralmente. É isso o que vem ocorrendo ultimamente e é por essa razão vivemos essa crise de valores e preceitos.

MARIVAN disse...

( COMENTARIO)
AS VARIAS CONCLUSOES TIRADAS A PARTIR DO TEMA SUGERIDO MOSTROU QUE REALMENTE DEU PRA INDENTIFICAR QUE A FAMILIA ESTA PERDENDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NA SOCIEDADE. DANDO LUGAR AS DROGAS, VICIOS, MORTES E DESORDENS.
FOI LEGAL QUE ABRIU NOSSOS OLHOS PARA UMA REALIDADE QUE ACABA POR PIOR QUE SEJE SENDO A "NOSSA REALIDADE"

Joel 4º A disse...

Família em transição

O álbum da família mudou, já não cabe aquele modelo clássico, com essa mudança a família busca por autonomia dos filhos.
Podemos notar que a educação e o respeito já não existem mais ou é os pais que não impõem disciplinas e limite aos seus filhos, pois acha que o modelo clássico esta fora de moda. Então vemos que os pais estão sendo “dominados” pelos seus filhos, onde não existem mais valores familiares.
Por outro lado os pais não estão disciplinados, será que eles são os culpados? Ou é a sociedade, que é violador dos direitos humanos, pois são os próprios países que não garante o respeito e os direitos e não cumpre seus deveres.
A mídia por sua vez trata o jovem apenas como “publico alvo” das noticias e como “consumidora” dos produtos que a publicidade tenta vender. Mais acontece que os jovens não querem só ouvir o quero estão dizendo. Eles querem ter voz também.
É preciso aplicar integralmente leis, garantindo os direitos e valores para que as famílias passem ter autoridade e autonomia com os filhos.

Alunos: Joel, Thiago e Willian
Turma: 4º A

Joel 4º A disse...

Na medida em que mundo se transforma tecnologicamente e se desenvolve, os hábitos e costumes das famílias se modificam e aparentam não exercer uma disciplina sobre sua vida, e o controle de seus filhos. Porque estão envolvidos basicamente pelos mecanismos de rotina do seu cotidiano.
É dever dos pais ensinar desde a infância, que existe um tempo para todos os momentos da vida: brincar, trabalhar, estudar, se divertir e está com a família. Porem, nem sempre eles se colocam como educadores e disciplinadores dos seus filhos, desta forma criam pessoas inseguras, conflituosos e desorganizados.
Porem, ter disciplina não quer dizer que devemos seguir um padrão determinado por regimes autoritário do passado nem tão pouco princípios religiosos exigidos por tais, mas, ela esta diretamente ligada à educação, a liberdade de escolha e a responsabilidade que cada um deve ter em suas atitudes.

Alunos: Sandoval e Thaís 4º A

vanessa disse...

Disciplina é excepcional para a vida de qualquer ser humano , indepedente de cor ,cultura ou condição social, na sua falta tras serios transtornos para a vida de diversas pessoas .
Uma pessoa bem disciplinada quando ela ter seus filhos conserteza serão bem educados,saberam onde entrar e sair,com quem andar conversar e provavelmente saberam como é a vida.E para que isso aconteça não depende da cor cultura ou condição social,só precisa os pais dá uma atenção desde quando nasce e principalmente quando ficar adolescente.
Mas muitas vezes os pais tem condições, dão bons estudos,boa vida e principalmente quando seus filhos erram os tais incobertam achando que vai ser melhor, mas no futuro seus filhos tomam caminhos errados fazendo com que eles mesmo sofram, pois não pode dar geito.
Antigamente os filhos respeitavam os pais eram bem educados,pois seus pais sabiam disciplina-los quando necessário.Atualmente o que predomina é a liberdade sem fronteiras e para tal as pessoas tem que pagar o preço , desestruturação de lar ,filhos matam pais,pais estrupam filhos.
Concluimos que para exercer a disciplinao individuo tem que está estabilizado emocionalmente e ter uma boa estrutura familar entre marido e mulher e principalmente ter boa educação.

ALUNAS:Vanessa maia,Marli dos anjos,Edlane cardoso