sexta-feira, 16 de outubro de 2015



Assista o filme e produza um texto analisando o tema. Deixando suas impressões, sua opinião acerca do tema.

41 comentários:

Driele Oliveira disse...

Fiquei sem palavras. Pois um vídeo de apenas 26 min relata fatos que podemos ver na sociedade e no mundo. E nesse vídeo podemos ver que os negros tem mais direitos, são mais vistos e mais importantes, coisa que raramente vimos no mundo de hoje.

Driele Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Selma Santana disse...

Fiquei sem palavras!

LETO disse...

O pequeno vídeo o mostra uma versão da historia em que a Maria uma moça jovem e branca conhece toda historia de lutas e conquista do povo negro e vive um pouco disso se coloca no lugar do negro, e sentir na própria pele o sabor do preconceito,da descriminação,do ódio e das diferenças que sofre na sociedade.e por isso ela luta pelos seu direitos para conseguir ser a miss festa junina em uma escola só de negros.e com essa desafio ela aprende uma lição muitos importante não ha vitorias sem lutas..."sera que um dia todos vão ser tratados iguais"?

Unknown disse...

Verdade, Leto. Esperamos que um dia, possamos enxergar o outro pela sua essência e não a sua pele, a sua origem. É preciso saber que todos somos iguais, a acima de tudo merecemos ser respeitados.

Unknown disse...

o vídeo despertou uma visão diferente do que vimos em nosso dia a dia. Deu um certo tipo de constrangimento pelo fato de ver uma menina branca sendo descriminada. Em nossos dias isso é diferente. Esse vídeo foi interessante e verídico. Podemos perceber o quanto a sociedade tem preconceito, pois o "normal" é que o negro seja descriminado, já no vídeo a sociedade valorizava o negro e descriminava o branco, excluindo-o de seus direitos. Kelly

Unknown disse...

Uma menina branca passando por tudo o que passa uma menina negra, tentando vencer da melhor maneira possível o preconceito, queixando-se, argumentando com o público suas dúvidas, medos e até segredos de uma chamada “estrangeira”. É este o tema do filme “Vista minha Pele”, tratando do preconceito que muitos jovens passam na adolescência de um jeito bem diferente e criativo. Tirando a pele clara, cabelos loiros, olhos azuis… o que sobra da personagem Maria? Nada, além de uma garota que tem sonhos como a gente, que estuda, que tem sua família, que vive para encontrar o seu futuro em uma sociedade racista, preconceituosa e hipócrita, por ver que há discriminação e vira as costas para o problema aparente. A censura que tem no filme, mesmo sendo passada em um mundo totalmente fictício, mostra que a parte da população que condena também poderia passar por essa grande desigualdade, afinal, somos todos iguais. As questões raciais que são relatadas, nos permitem pensar sobre nossa própria realidade, nossa vida e como tratamos os outros sem pensarmos apenas em nós mesmos. Maria é uma estrangeira, pois mesmo tentando ser uma garota normal, que faz parte de um grupo, ela não é aceita pelo restante, por causa da sua pele, seu jeito de ser.

Mônica Senna, 4° ano.

Unknown disse...

O vídeo fala sobre o racismo dos negros contra os brancos, como o título do filme diz “Vista Minha Pele”. O vídeo tem a intenção de mostrar como os negros sentiam e ainda sentem na pele o preconceito. Nesse vídeo mostra um branco na pele de um negro, mostra como o negro é tratado hoje em dia e como ele vê a sociedade em sua volta. Mostra uma realidade invertida, diferente a qual estamos acostumados a ver, que é sempre o branco manda e o negro obedece. Infelizmente é o que vemos ainda hoje na nossa sociedade!!

Jucimar Sampaio, 4° ano Técnico em Agroindústria.

Unknown disse...

Pois é Driele, esse vídeo tem tem um propósito importante, que é de colocarmos no lugar do outro, para assim sentir o que a pessoa passa e sente.

Unknown disse...

Jucimar, Mônica, excelentes reflexões que vcs fizeram...
Colocar-se no lugar do outro é muito difícil. Olhar o mundo pelo nosso ângulo é muito fácil. Dizer que não há discriminação é realmente uma hipocrisia. Precisamos estar atentos a tudo que nos cerca, e procurar ver o outro além de suas aparências...Cada ser é único e possui a sua história.

juli@n@ disse...

Um assunto realmente pertinente em nossa sociedade e essa conscientização em escolas tem que ser feito não somente com alunos do ensino médio, mas também, com alunos do ensino fundamental, momentos em que o indivíduo está passando pela sua formação de ideologia e caráter, assim, desenvolvendo cidadãos com total conhecimento sobre seus direitos e deveres, em que devemos respeito a todos independente de sua cor, religião, condição social, etc.

"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens." Pitágoras

Hayana Bastos disse...

O título 'Vista Minha Pele' enfatiza o preconceito sofrido pelos negros diariamente.
Baseado nisso, houve uma inversão dos papéis, onde uma garota de pele claro tenta se incluir no mundo dos negros, para quem assiste é MUUUITO estranho ver que quem sofre preconceito é uma garota de pele clara ao tentar ser vista como uma pessoa normal, tanto quando os de pele escura.
Esse filme precisa ser divulgado. Ótimo para reflexões, o autor está de parabéns!!
HAYANA, 4º Agro.

Unknown disse...

Trata-se de uma paródia da realidade brasileira, nessa história invertida, onde os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são, por exemplo, Alemanha e Inglaterra, e os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique.
O filme se baseia na vida de uma menina branca que sofre muito preconceito, mas mesmo assim não desiste de estudar e vencer na vida....
NATANAEL PINHEIRO 4ºAGROINDÚSTRIA

Unknown disse...

O filme conta a história de Maria, uma garota branca que sofre bullyin, discriminação social e racial em uma escola onde a maioria são negros. Uma história muito diferente da nossa realidade, um fator que já chama a atenção do telespectador levando-o a se interessar mais pelo filme.
Essa troca de papéis que o filme trás é uma excelente reflexão, mostrando o quanto Maria luta para ser vista pela sociedade, tentando vencer da melhor maneira possível o preconceito, queixando-se, argumentando com o público suas dúvidas, medos, correndo atrás de ter seus direitos iguais. Essa ainda é a realidade de muitos em nossa sociedade atual, pois a cor da pele ainda fala mais que o caráter, infelizmente.
Hoje muitos vivem para encontrar o seu futuro em uma sociedade racista, preconceituosa e hipócrita, e é justamente o que o filme mostra. Uma pessoa ao ver o negro sendo discriminado irá achar "normal", mas achará um absurdo se ver um branco sofrendo a mesma discriminação, isso é ou não hipocrisia? Onde está a tão sonhada sociedade socialista?
As questões raciais que são relatadas no filme, nos permitem pensar sobre nossa própria realidade,em como tratamos o próximo e se estamos fazendo "vista grossa" em um problema tão grave só pelo fato da sociedade nos passar a impressão de que isso é "normal".
Isabela Cachoeira 4° Agroindústria

Unknown disse...

o video tras de formna clara, a diferença racial e a importancia de antes de falar ou agir se colocar no lugar do outro, pois se não é bom pra nós, certamente não será bom pro próximo.
Gaau Santos, Adriana Santana, e Milena Coelho 3° agroindústria Elite

Unknown disse...

achei muito interessante, pois o vídeo trás um tema muito antigo mas também muito atual que é o racismo, preconceito com as pessoas de diferentes raças. apesar do vídeo mostrar o preconceito contra as pessoas de pele branca, na realidade a intenção verdadeira é mostrar de forma invertida. ou seja colocando o branco como vitima do preconceito porem na realidade as pessoas de pele negra é quem realmente tem que enfrentar e lidar com os preconceitos da sociedade..

Unknown disse...

Igualdade ? Desigualdade ? Liberdade ? O que é isso hoje em dia ? Devido a tanto preconceito, e tanto conceito errado a respeito dele, vemos um " descaso " , pois as pessoas passam a encarar isso como algo normal, que deve acontecer em todas horas, momentos e que não terá um fim, porém talvez não seja bem assim. Negros, brancos, índios e outros povos, deveriam ter os mesmo direitos e serem vistos da mesma forma. Por exemplo, os grandes nomes da sociedade brasileira em todas as coisas, no esporte, na própria historia, enfim, em tudo que fez e faz o Brasil ser o que é hoje... E sim, talvez fosse e seria bom e legal, termos um presidente negro, por exemplo. tipo, qual foi o ultimo presidente negro brasileiro mesmo? Nilo Peçanha, em 1867. E depois dele? Só presentes brancos. Enfim, são tantos conceitos que fazem com que a sociedade esteja da forma que está, que faça com os alunos na se tratem de forma, olhem um para o outro de forma diferente. Talvez seja preciso só uma reorganização nas ideias e ver todos como iguais.
Carlos Henrique, 4 ano agroindústria

Unknown disse...

IGUALDADE...certamente nao vemos isso na sociedade atual,vemos um preconceito doentio digno de pessoas pobres em espirito que nao aceita as diferencas aleias e continuam a querer impor suas ideias...preconceito sempre vai existir,ele so vai acabar quando voce mudar!Aceite as diferencas,lembre -se ninguem e igual a ninguem, seje voce mesmo!
Simone Silva,3@GROINDUSTRIA

Unknown disse...

Achei importante pois, o vídeo retrata com certo tom irônico tudo que acontece nas sociedades pela pratica do racismo, é necessário nos unirmos para o combate de tais situações.Costumamos ver muitas desigualdades sociais,de heranças históricas, que infelizmente tem se alastrado nos dias atuais,vemos a necessidade de lutarmos,pois tenho certeza de que temos o poder de mudar a sociedade de forma pacífica e militante,ademais nos disponibilizamos de muitas armas como a educação, como disse Nelson Mandela em um de seus discursos: "A educação é a arma mais forte que você pode utilizar para mudar o mundo".

Unknown disse...

o filme " vista minha pele" retrata uma sociedade em que a cor da pele muitas vezes se torna mais importante do que os valores familiares, mostrando-nos o inverso das situações que vivenciamos em nosso dia a dia. É fácil julgar o outro , difícil é se colocar no lugar e sentir tudo o que a mesma sente e conseguir agir da mesma forma. Lembramos de machucar o outro com palavras, mas infelizmente esquecemos de que somos todos iguais e que todos merecem nosso respeito.

bia nascimento disse...

achei o vídeo muito bom pois o preconceito racial e um tema da atualidade e é interessante pois trás de uma forma invertida e engraçada esse preconceito.Achamos que só negros sofrem discriminação o que em partes é verdade más também há negros racistas sim!acredito que para solucionar esse problema deveria haver não novas leis más uma maior conscientização de todas as pessoas independente de sua cor ou classe social.
#beatriz 3º agroindústria

Unknown disse...

No video podemos ver clareamente que mostra
o inverso do que acontece na sociedade , pois na realidade que sofre preconceito racial normalmente são os negros.
Na verdade não deveria existir preconceito com ninguém, pois cor de pele só é um detalhe, todos nos somos iguais independente de qualquer coisa.
Milena Coelho 3º Agroindústria.

Unknown disse...

o vídeo retrata de forma esclarecedora e sarcástica, como seria a sociedade em termos de distinção de raças, como no caso do preconceito, como seria a inversão de papeis entre brancos e negros na sociedade, como seria a convivência as dificuldades enfrentadas, e que independentemente de cor de pele de raça todos nos temos um papel na sociedade todos somos humanos temos direitos e deveres somos seres humanos de carne e osso então nos como cidadãos deve riamos lutar para ao menos sermos tratados da mesma forma.

Rafaela Rodrigues disse...

A situação que retrata no filme é o oposto da nossa realidade, onde os negros são o poder e os brancos são a classe inferior, o filme mostra o racismo de outra forma colocando os negros em outra situação para mostrar que somos todos iguais e ver o que os negros sofreram e sofrem até hoje. Por que mesmo com a abolição escravidão ainda existe certo tipo de preconceito racial e social.

Rafaela Rodrigues 4°ano Zootecnia

Unknown disse...

O vídeo baseia- se na inversão do preconceito sofrido pelos negros. A história relata uma menina branca que sofre discriminação pela cor de sua pele, sendo julgada como inferior diante de uma maioria negra. O vídeo faz uma analogia ao preconceito racial sofrido pelos negros que são julgados desde a época da escravidão como seres inferiores, com pouca inteligência e incapacidade de crescer profissionalmente. A história sugere que os brancos se coloquem mais no lugar dos negros e saibam respeita-los, incentivando a igualdade racial.

Marilândia Silva 4º ano Zootecnia

PEDRO PAULO disse...

Pedro Paulo 3anoZoo


O Filme Retrata um pouco da história onde Dos Negros.Descriminação,Racismo,Preconceitos enfim Isso tudo é vivido por uma Jovem Branca.
Branca? Sim de acordo clmbo filme A classe Dominante e oab negros e os Brancos eram os escravos.E Maria por ser branca sofre tudo isso preconceitos,Descriminacao Racial ela sente na propria pele A dor desses atos de seus colegas e da sociedade negra . O filme Deixa bem Claro Que em nossa sociedade ainda existe preconceitos. Descriminacao Racial .E Na Realidade A Sociedade. Não exerga A pessoa. Por traz da cor Ela primeiro exerga A CoR da Pele....

O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso.Cazuza

Unknown disse...

O video retrata a desigualdade racial so que invertida pois os negros estao na alta sociedade, ou seja esta no comando,e os brancos sendo desvalorizados.Nao se deve julgar ou criticar os outros pela sua cor,raça ou etinia,pois todos somos iguais independente da cor.A unica coisa que nos torna diferentes é o modo de interpretar cada situaçao vivida em nosso cotidiano,antes de julgar qualquer pessoa se colocar no lugar de quem vai ouvir e veja sua reaçao pra depois criticar os outros.DANIELA 3ano de agroindustria.

Unknown disse...

Galera, vocês assimilaram bem a temática do vídeo. Como foi dito por Isabela: "As questões raciais que são relatadas no filme, nos permitem pensar sobre nossa própria realidade,em como tratamos o próximo e se estamos fazendo "vista grossa" em um problema tão grave só pelo fato da sociedade nos passar a impressão de que isso é "normal"." É preciso haver respeito à diversidade. E Carlos Henrique nos lembra que "Negros, brancos, índios e outros povos, deveriam ter os mesmo direitos e serem vistos da mesma forma." E só vai haver mudança, se a mudança acontecer dentro de cada um de nós. Simone coloca muito bem isso, quando diz que, "preconceito sempre vai existir,ele só vai acabar quando você mudar!Aceite as diferenças,lembre -se ninguém e igual a ninguém, seja você mesmo!" Geremias nos traz à tona que essas questões são históricas. Estão incutidas em nossa sociedade. "Costumamos ver muitas desigualdades sociais,de heranças históricas, que infelizmente tem se alastrado nos dias atuais,vemos a necessidade de lutarmos,pois tenho certeza de que temos o poder de mudar a sociedade de forma pacífica e militante..." Portanto a palavra de ordem é RESPEITO.

Leandro.M disse...

E preciso Respeitar a Liberdade das pessoas pois ninguém tem o direito de privar ninguém...



" Respeito
Mahatma Gandhi
Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito. Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é, mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida. Não julgue para não ser julgado... Um covarde é incapaz de demonstrar amor. Isso é privilégio dos corajosos."

Unknown disse...

Como já dizia Bob Marley "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." O vídeo é de suma importância, mostra como nossa sociedade é preconceituosa, inverte os papais que estão no nosso cotidiano, botando o negro no lugar do branco e vise e versa, porem continua mostrando o preconceito racial.

Selma Santana disse...

É importante salientar que o filme vista minha pele comove a todos que assiste sendo que de uma forma irônica e sarcástica demonstrando a realidade da sociedade brasileira e os seus preconceitos raciais.

Unknown disse...

O filme fala sobre o racismo contra os brancos, que para eles era tudo ao contrario do que é hoje, negros eram classe alta e os brancos era os pobres.
Os colegas da escola viviam criticando dela. Mas ela não desistiu de lutar pelo seu sonho de ser "Mis". O mesmo acontece com os negros que nunca desistiu de lutar por um dia ter os mesmos direitos.

JonathasRosa disse...

Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
Jonathas Rosa ( John) 4° ano Agroindústria

Unknown disse...

O filme mostra o contrario da realidade do que se passa na sociedade. Entretanto hoje há preconceito com tudo, branco contra negro, negro contra branco, em classes sociais, e etc.
Preconceito é uma coisa banal, por que todos nos somos iguais, vamos morrer um dia,e vamos para o mesmo lugar.
Adriana Santana, 3° agroindustria.

Fêeh Fernandes disse...

O filme traz uma reflexão dos esteriótipos definidos pela sociedade sobre todos os seres. Ajuda-nos a entender de fato o que é, e como é o sofrimento diário de milhares de pessoas negras no mundo, que sofrem para tentar se "igualar" ao padrão definido como belo. A psicologia reversa utilizada nos faz repensar as atitudes que diante dos nossos olhos passam despercebidas diariamente. Um ótimo filme para a reflexão!

Unknown disse...

O vídeo mostra a descriminação real entre raças, onde as pessoas ao demonstrar certo racismo, não se importam de serem alertadas para o fato e levam na brincadeira. Mais apesar de tudo sabemos que devemos respeitar e considerar as pessoas , compreender que são seres humanos, com suas realidades, visões, razões, sentimentos e emoções.



"O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se - basta a simples reflexão.-Machado de Assis ."

Ellis Gardênia 4º Zootecnia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

nos vivemos em um mundo preconceituoso onde muitos não tem vez, e o filme mostra de forma oposta mais clara o preconceito racial onde os brancos que sofre o preconceito dos negros sendo eles mais importantes na sociedade, nós devemos ir atras dos nossos sonhos não abaixar a cabeça não importa a sua cor, ser negro não quer diz ser diferente dos brancos ou dos amarelos, todos somos iguais.

Unknown disse...

O autor faz uma releitura da história do Brasil, onde, os brancos seria os negros e os negros seria os brancos. Em sua versão o mundo foi explorado e colonizado pelos negros da África, sendo os que viviam na Europa, visto como o continente pobre, e assim sendo invertidos os papéis.
Os negros eram os ricos e escravizava os pobres que eram os braços, e assim o Brasil foi colonizado pelos negros.
Maria, era uma menina pobre, filha de uma faxineira, ela estudava em um colégio particular por conta de uma bolsa. Maria, era branca e pobre, como a maioria das outras famílias.
Na escola ela era sempre colocada para trás, por causa de sua condição social e por sua cor. Seus colegas deixava a mesma para baixo, até seus professores duvidavam de sua capacidade.
Mesmo sendo branca , teve a pretenção e a coragem de se escrever para ser a miss do colégio, pois, ela era branca e a maioria das vezes quem ganhava era a menina chamada Sueli que era negra.
A tal Sueli, era a favorita do colégio e por todos os colegas de boa família, " ricos, de boa condição social " todos queria namorar a mesma, a até a pobre e bondosa Maria à admirava pela sua cor e pelos seus cabelos a qual ela achava um charme por ser cabelos crespos.
Sua família não aceitava que ela fosse uma das concorrentes a ser a miss, pois eles não acreditavam por conta de sua cor e assim desacreditava da mesma, e tendo como apoio só sua mãe, que sempre acreditou na capacidade de sua filha.
Um amigo que também era branco e que morava na favela sempre falava a Maria que estudar era besteira e que não levava ninguém a lugar nenhum, principalmente os brancos pobres.
Mas, Maria, tinha em mente não o vencer mais sim o competir e mostra a todos a realidade, que vencer não é tudo, e quebrar barreiras é o essencial. Maria, tinha uma amiga chamada Luana, no qual lhe apoiou em todo momento, ajudando a vender bilhetes, aconselhando e até quebrando um pouco do preconceito.
No grande dia, a pobre menina branca se fortaleceu em saber que ela quebrou muitas barreiras e se fez presente até o fim, mesmo sabendo que não iria ganhar, mas no seu consciente já havia vitória por saber que poderia lutar pelos seus direitos, e sua cor não séria obstáculo para conquistar objetivos em sua vida.
Alana Costa, 4° Zootecnia.

Unknown disse...

Gostei bastante do filme, ele causa uma certa confusão, é uma distorção da realidade.
Com certeza a maioria das pessoas que assistiram, ficaram no mínimo confusas, e intrigadas, pois ver a realidade de uma outra forma, o branco na "pele" do negro é um tanto conflitante, e talvez dolorosa pros dois lados. De um lado, o negro cair na real que tudo que esta à sua volta não é do jeito que achamos, sabemos que anda ha muito preconceito mais não enxergamos os mínimos detalhes e nos recusamos a aceitar que não existe "tanto" preconceito como antes. De fato, não tanto como antes mais ainda existe muito. E de outro lado, o branco percebe que ainda á muito preconceito da parte deles. Porém, não dá pra culpar apenas uma raça se no filme mostra claramente que a pessoa descriminada, também é racista, pois ela tem um complexo de inferioridade grande, e diz pra ela mesmo, que não pode, não consegue porque é negra. E seu pai também fala coisas do tipo. Então o racismo não está apenas, em um grupo de pessoas. A alto aceitação em tudo que sou me diz se sou ou não racista comigo mesma.
Agora será que as pessoas realmente "sentiram" na pele a ponto de mudar?
A maneira que você se enxerga mostra a sua visão, mostra quem você é.
A mudança do mundo começa dentro da gente.
- Iana da Silva Sant' Anna 4º ano de Agroindústria!

Kathleen disse...

"Vista a minha pele" é um filme muito interessante, que nos faz pensar sobre o preconceito no nosso país. As vezes somos preconceituosos e não nos damos conta disso, pois, de certa forma já virou um "hábito". Quando vemos os papeis invertidos, como o filme mostra, ficamos chocados e indignados. Esse filme faz os brancos se sentirem na pele do negro;"e se fosse diferente, se os negros tivessem escravizados os brancos, gostaria que me tratassem assim?"
Temos que entender que não é cor raça ou crença que nos diferencia um dos outros, mas sim nosso caráter. Eu não tenho minha índole formada por causa da minha cor, mas sim, pela forma em que eu vejo o mundo, por causa da forma que fui educada. Não é a cor preta que faz um ser humano ser ladrão ou feio, assim como não é a cor branca que faz uma pessoa ser do bem ou bonito. Cabelos crespos não são feios, feio é o nosso preconceito. Um cabelo black é tão bonito quanto um cabelo liso. Ser negra não faz da mulher uma vadia(como a mídia mostra), assim como ser branca não faz da mulher uma santa.
Temos que entender que somos todos iguais. Precisamos de uma sociedade igualitária e temos de lutar por isso.

Kathleen Fagundes 4° Ano A Zootecnia